Apps para estacionar: cada vez mais fácil

Redacción Circula Seguro

15 September, 2021

A tecnologia oferece mais comodidade e segurança à nossa vida diária. Um bom exemplo disso são as aplicações com as que permitem controlar o estacionamento com o telemóvel. Nas cidades, de modo a convencer os condutores a não utilizar os seus veículos, as câmaras municipais têm aumentado o número de lugares de estacionamento com taxa.

Vantagens

Apesar do pagamento obrigatório, para muitos condutores é inevitável fazer uso desses parques e no seu dia a dia utilizam os parquímetros. Quais são as vantagens das aplicações de estacionamento?

A primeira, e talvez a mais importante de todas, é que ao poder pagar com o telemóvel, não é necessário andar com dinheiro. Embora em alguns parquímetros o pagamento possa ser feito com cartão de crédito, isto não acontece em todos os municípios e, às vezes, não temos trocos à mão.

Também poupa tempo, pois ao pagar com o telemóvel não é preciso procurar o parquímetro mais próximo para realizar o pagamento e obter o bilhete.
Outra grande vantagem é que através destas aplicações é a possibilidade de ampliar o bilhete de onde quer que esteja, sem ter de voltar ao parquímetro para obter outro bilhete. Desta forma, não tem de interromper a atividade que está a realizar. A aplicação também avisa quando retam apenas alguns minutos antes do fim do período de estacionamento e pode avisar caso tenha sido multado (em muitos municípios é possível cancelar a multa por um curto período de tempo após ter sido multado, depositando um montante inferior ao da coima). Outra vantagem é que em algumas cidades, se deixar livre o parque antes, devolvem o montante do tempo não utilizado.

Adeus aos erros

Tradicionalmente, ao pagar manualmente no parquímetro, era necessário introduzir o número de matrícula da viatura. A memória deficiente de alguns condutores ou erros ao digitar levavam muitos a imprimir o seu bilhete com a matrícula errada, o que significa diretamente uma multa. Ao utilizar a aplicação do telemóvel, como a matrícula do veículo está registada na própria aplicação, não há margem para erros.

No entanto, é importante lembrar-se que a detecção da zona de estacionamento regulamentada em que está é realizada pelo GPS do telefone. Dependendo dessa posição, a app paga o bilhete para a zona onde detectou. Por isso, deve verificar se a zona é correta, especialmente perto da fronteira entre duas zonas, pois a aplicação pode geolocalizar uma zona incorreta e receber uma multa.

Alguns municípios deram concessões a diferentes empresas para poder gerir os parquímetros com os telemóveis. Outros dão a concessão a uma aplicação exclusivamente. Entre as mais populares: Telpark, que está presente a 13 cidades portuguesas: Amadora, Beja, Cascais, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Marinha Grande, Porto, Portimão, Sesimbra, Troia , Vila Nova de Gaia, Vila Real. Também são muito populares: Easypark, MEOParking e PaySimplex.

--

Uma iniciativa da: