O fator humano é determinante na sinistralidade rodoviária, desde o momento em que somos nós que tomamos a decisão de comprar um carro, sair para viajar, levá-lo à revisão… e mais além ainda, entre 80 e 90% dos acidentes devem-se a erros humanos ao volante. Erros que, em grande parte, são facilmente evitáveis respeitando apenas o Código da Estrada.
O dado é tão importante como o facto de pensar que está na nossa mão evitá-lo. Por isso, por muito que os governos invistam em estradas melhores, por muito que os fabricantes inovem em sistemas de segurança, vai continuar a haver acidentes de trânsito enquanto não se respeitarem as regras de circulação.
É neste ponto que entram em jogo as campanhas publicitárias de segurança rodoviária, a consciencialização através da publicidade é uma das ferramentas mais úteis que as instituições ligadas ao trânsito têm. E não só essas entidades, como também os fabricantes de automóveis, pneus, petrolíferas, agências de seguros e até marcas de bebidas, que investem milhões de euros em trabalhos audiovisuais que procuram gerar impacto e reforçar a importância dos conceitos que já temos no nosso subconsciente.
Telemóvel: o protagonista indesejado
As distrações são o primeiro motivo da sinistralidade nas estradas de todo o mundo. E o telemóvel é o primeiro motivo de distração. Por isso cada vez são mais frequentes as campanhas dirigidas à prevenção do uso do telemóvel ao volante.
- País: Argentina.
- Ano: 2017
- Anunciante: Movistar.
- Título: “Elegí Cuidarte”
- País: Finlândia.
- Ano: 2015.
- Anunciante: Liikenneturva (Conselho Finlandês de Segurança Rodoviária).
- Título: “When You Drive, Drive”
- País: Austrália.
- Ano: 2016.
- Anunciante: Transport for NSW (Nova Gales do Sul).
- Título: “Get your hand off it: Are you driving blind?”
https://www.youtube.com/watch?v=Kz9Tk2i2Ilg
Excesso de velocidade: o que nunca se viu
A velocidade excessiva (acima dos limites de velocidade) e a inadequada (dentro dos limites mas perigosa devida as condições climatéricas, da estrada ou do condutor), não são apenas o segundo motivo de acidentes. Também é uma das maiores causas das mortes na estrada: um em cada quatro vítimas mortais circulava com velocidade excessiva ou inadequada. Apesar destes números, 40 a 50% dos condutores a nível global admitem conduzir acima dos limites. Devido a isso, sempre foram habituais as campanhas destinadas a moderar a velocidade.
- País: Nova Zelândia.
- Ano: 2014.
- Anunciante: New Zealand Transport authority.
- Título: “Mistakes”
- País: Suíça.
- Ano: 2009.
- Anunciante: Touring Club Suisse.
- Título: “Slow Down. Take It Easy”
- País: Tailândia.
- Ano: 2012.
- Anunciante: PPT.
- Título: “Zero Accident”
Consumo de álcool e drogas: um antecipado final trágico
Os números relacionados com o consumo de álcool ou drogas são demolidores. Em Espanha, por exemplo, 17,5% dos jovens vêm como normal consumir álcool ou drogas antes de conduzir e 36% já o fizeram pelo menos uma vez. Como consequência, o álcool esteve presente em 30 a 50% dos acidentes mortais em Espanha em 2016. Perante semelhante passividade dos condutores, especialmente entre os jovens, os mais afetados, não são poucas as campanhas dirigidas a esta faixa etária.
- País: Reino Unido.
- Ano: 2013.
- Anunciante: Think Road Safety.
- Título: “PubLooShocker”
- País: Austrália.
- Ano: 2012.
- Anunciante: Transport for NSW.
- Título: “Plan B”
https://www.youtube.com/watch?v=8AEAarIcZZo
- País: República Checa.
- Ano: Desconhecido.
- Anunciante: Ministerio de Tráfico de Chequia.
- Título: “Nemyslis Zaplatis”
Cinto de segurança: mais do que um adereço
O cinto de segurança faz parte das nossas vidas há muitos anos. É uma medida de segurança tão básica que a maioria das pessoas já se sente incomodada se não o tiver colocado. Ainda assim, continua a haver quem prescinda da sua utilização (na União Europeia até 10% de condutores e passageiros). Parece mentira que nos dias de hoje se tenham de emitir campanhas para o uso do cinto, mas entre 2011 e 2017 25% dos mortos na estrada não o tinha colocado.
- País: Reino Unido.
- Ano: 2010.
- Anunciante: Sussex Safer Roads Partnership (SSRP).
- Título: “Embrace Life”
- País: Irlanda.
- Ano: Desconocido.
- Anunciante: Ireland Road Safety Authority.
- Título: “No seatbelt. No excuse”
- País: Malásia.
- Ano: 2010.
- Anunciante: Proton.
- Título: Desconhecido
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Fonte: CirculaSeguro.com