As horas de luz natural são inferiores, os dias são mais curtos e as chuvas de outono são mais frequentes. Ser mais visível é um dos grandes desafios que os ciclistas e utilizadores de trotinetas elétricas enfrentam diariamente, e este objetivo é ainda mais importante com a chegada do outono e a mudança da hora. Como utentes vulneráveis da estrada que partilham a faixa com outros veículos maiores, ver e ser visto é fundamental.
Tanto a bicicleta como a trotineta elétrica estão cada vez mais populares. Estes meios de transporte são amplamente utilizados pelo seu baixo custo e baixa poluição. Para além, permitem evitar os engarrafamentos nas cidades e, no caso da bicicleta, fazer exercício. Muitos utilizadores fazem os utilizam de forma combinada, por exemplo, utilizam o transporte público e depois a bicicleta para ir e voltar do trabalho.
Apesar das inúmeras vantagens, estes meios de transporte apresentam também algumas peculiaridades que merecem precaução. Sem dúvida, uma das mais importantes é a falta de visibilidade. São veículos muito ágeis e pequenos. E estas caraterísticas fazem com que sejam vistos ou percebidos de forma pior pelos outros utentes da estrada. São também vulneráveis, ao não ter um chassi que os proteja em caso de impacto ou queda e podem ser perigosos quando há peões por perto.
Aqui, uma série de recomendações para que, se for ciclista ou utilizador de trotineta elétrica, possa aumentar a sua segurança e visibilidade:
1-Planeie as suas saídas, escolha as estradas mais bem iluminadas e em melhores condições. Evite conduzir em estradas sem luz ou com pouca iluminação.
2-Evite conduzir em condições meteorológicas desfavoráveis, como chuva, vento, nevoeiro ou vento. Nestas situações, a visibilidade é muito reduzida , portanto, perigosa, já que pode escorregar e perder o controlo do veículo.
3-Evite as horas noturnas e, se necessário, tenha a máxima precaução.
4-Use roupas claras e de cores chamativas para aumentar a visibilidade. Também pode levar um colete refletor homologado ou faixas refletoras.
5-Não se coloque em ângulos mortos durante a condução ou quando estiver parado, ou seja, evite os locais onde os outros veículos não têm visibilidade. Quanto maior for o veículo, maior será o número de ângulos mortos. Isto acontece principalmente, com grandes carrinhas, camiões ou autocarros. Os seus ângulos mortos normalmente estão na frente e na retaguarda do veículo, bem como atrás.
6-Lembre-se de que tanto a bicicleta como a trotineta devem estar em boas condições e verifique, principalmente, os elementos que ajudam a ser visto pelos outros utilizadores: luzes e elementos refletores. Verifique também todos os outros elementos de segurança como pneus, travões, correntes no caso das bicicletas e a direção.
7-Utilize elementos refletores e luzes adicionais para aumentar a visibilidade. Por exemplo, no capacete podem ser instalados elementos refletores, luzes suplementares que se acendem de forma automática à noite ou uma luz de travagem adicional. Alguns capacetes têm uma luz de mudança de direção, que indica ao virar à esquerda ou à direita. Podem ter luz de desaceleração, luz de posição e luz de aviso para indicar perigo na estrada. No caso das bicicletas, pode utilizar uma luz traseira com leds ou um farol no guiador.
8- Evitar todas as distrações. Sabemos que isto não o tornará mais visível, mas permite reagir a tempo no caso de imprevistos. Nunca utilize auscultadores e muito menos um telemóvel.
Conduza com prudència e respeite sempre as regras da estrada. Desfrute da bicicleta e da trotineta, conhecendo os riscos e as medidas que deve tomar para os reduzir.