Bicicleta: gadgets úteis

Ines Carmo

11 January, 2021

Depois de um 2020 que alterou e muito a nossa mobilidade, a bicicleta tornou-se para muitos uma das alternativas mais desejadas por todos. Aqui lhe deixamos alguns acessórios para melhorar a segurança na bicicleta.

A sustentabilidade e a democratização deste desporto com a chegada dos modelos elétricos disparou a venda de bicicletas e cada vez são mais os que a usam. Se é um deles, inspire-se nos acessórios mais inovadores para os ciclistas, para que as próximas voltas sejam mais divertidas e seguras.

Acessórios para melhorar a segurança

Como já referimos noutras ocasiões, os ciclistas são um grupo vulnerável e encontram-se muito expostos ao trânsito e aos restantes utilizadores. Em cima da bicicleta é importante estar sempre na defensiva e ter a prudência de circulara como se não nos estivessem a ver. Um dos acessórios, neste sentido, é o espelho retrovisor. Atualmente encontramos modelos muito ergonómicos que se colocam no antebraço do ciclista ou no guiador da bicicleta. É especialmente prático pela sua forma de pulseira e por ter um ângulo de visão traseira que elimina pontos cegos.

Airbag para ciclistas? Pois é. A empresa sueca Hövding desenhou um protetor de cabeça, em forma de colar que, em caso de acidente, abre um airbag em 0,1 segundos. Esta tecnologia serve para evitar possíveis fraturas cranianas ou concussões e é até oito vezes mais eficaz do que o capacete tradicional. Além disso, conta com um algoritmo inteligente e sensores que detetam quando se produz algum padrão de acidente para ativar o sistema.

Sistemas de iluminação LED para ver e ser visto

As luzes na bicicleta são úteis à noite, pelo menos a branca na frente e a vermelha atrás. mas é sempre importante contar com elementos refletores e outros sistemas de aviso para ser visto ainda melhor. Neste sentido, há dois acessórios de iluminação muito interessantes e que são novidade:

  • Luz traseira com intermitentes à direita e à esquerda: este aparelho utiliza uma luz LED vermelha que identifica de forma automática se o ciclista se inclina para virar à direita ou à esquerda. Deste modo, emite a imagem de uma seta que avisa os restantes utilizadores sobre a direção que toma.
  • Capacete com luzes de controlo remotoeste modelo tem uma bateria recarregável e quatro luzes (dianteira, traseira e duas laterais) que se acendem e apagam com um controlo remoto colocado no guiador. Com este capacete é possível melhorar a visibilidade, indicando a direção em que irá, através dos piscas, pressionando simplesmente os botões.

Para seguir pelos caminhos mais recônditos

gadgets

O universo da bicicleta não renuncia à última tecnologia e, neste campo, queremos recomendar alguns dos gadgets mais úteis. Uma das ferramentas que mais êxito tem é o navegador GPS que, ainda que venha de série noutros veículos, na bicicleta não é tão habitual. Poder planificar a sua rota, seguir o trajeto sem se perder e localizar pontos de interesse são apenas algumas vantagens de dispor de um.

A Garmin é a marca mais competitiva neste setor, com preços que vão dos 100 aos 600 euros, em função das especificações e rendimento que se procurem. Estes dispositivos permitem tanto analisar o treino dos ciclistas mais experientes – as suas dinâmicas, alertas de hidratação e aclimatização – como orientar o utilizador nas suas deslocações urbanas.

Se é um dos que usa Wikiloc ou o Strava no seu smartphone, uma boa ideia é comprar uma bolsa tátil e impermeável para o guiador, onde também pode levar o seu kit de ferramentas, chaves, carteira e bomba,

Corpo e bicicleta sempre preparados

gadgetss

Há dois problemas que nos podem fazer abandonar a estrada: uma avaria da bicicleta ou o nosso corpo a dizer que já chega. Para tal, recomendamos também alguns acessórios de ciclista imprescindíveis para combater o frio e a falta de hidratação, os dois inimigos dos ciclistas.

Primeiro as biqueiras são ideais para os dias mais frios e mantem os pés quentes e secos sem necessidade de capas para sapatilhas de ciclismo. O Toe Thingy 2 proporciona boa aderência e é compatível com os apoios da bicicletas de trail. Por outro lado, para combater a desidratação e a falta de energia nas subidas mais exigentes, uma mochila é a solução. Aquelas que têm vários compartimentos proporcionarão toda a capacidade necessária para levar água e alimentos inclusive até 4 horas de travessia.

Já para evitar sustos com as avarias inoportunas, há coisas que pode sempre levar consigo: um kit multiferramentas, limpa correntes portátil ou uma bomba de ar com ecrã digital que deteta a pressão ao encher.

Procure os acessórios que lhe sejam realmente úteis e que não pressuponham um convite para mais despistes. Recorde que o mais importante é sempre a sua segurança.

Fonte: CirculaSeguro.com

Imagens | Garmin iStock natenn Prostock-Studio Alessandro Biascioli

--

Uma iniciativa da: