Quem disse que as bicicletas são apenas para o verão? Seja para viagens curtas ou para o desporto, andar de bicicleta não é incompatível com as baixas temperaturas, embora, claro, tenhamos de ser mais cautelosos e evitar utilizar a bicicleta em condições de chuva forte, neve, vento… A responsabilidade deve prevalecer em todas e cada uma das nossas viagens. Se tiver decidido pedalar também no inverno, tenha em conta as seguintes recomendações.
1-Lembre-se que a manutenção da bicicleta é primordial e deve ser feita regularmente. Verifique os travões, correntes, bateria se é elétrica, mudanças, direção, luzes, rodas… Deve estar pronta para garantir a segurança e o bom funcionamento.
2-Planeje bem as suas viagens, escolha itinerários que estejam nas melhores condições e tenham menos trânsito. Tente passar o máximo tempo possível em ciclovias. Para além, é aconselhável evitar estradas em mau estado, mal sinalizadas ou mal iluminadas.
3-Roupa adequada. É aconselhável utilizar três camadas: uma t-shirt que absorve e evapore o suor na primeira camada. A segunda pode ser uma prenda com propriedades térmicas para manter o calor e a terceira camada deve repelir o frio exterior. Pode ser um corta-vento de nylon ou similar. Uma balaclava também é uma boa ideia para cobrir boca, pescoço, orelhas…
É claro que a roupa deve garantir a liberdade de movimentos e não impedir a audição ou visão. Em qualquer caso, o número de camadas e a vestimenta dependem do frio e da zona onde estamos. Também não é bom levar roupa em excesso e passar calor.
4-Equipamento. Não esquecer das luvas para proteger as mãos do frio e das quedas. No mercado há luvas especiais para ciclismo com palmas almofadadas. Isto permite um bom agarre e um melhor controlo.
Muito importante: sempre utilizar capacete bem colocado e homologado e do tamanho certo. Para maior segurança, utilizar também proteções como joelheiras ou cotoveleiras. Também é recomendável usar óculos de sol quando está frio, já que o ar frio nos olhos produz secreção lacrimal e isto pode afetar a nossa visão. Para além, protegem de possíveis reflexos e flashes.
5-Elementos refletores. No inverno há menos horas de luz solar. Anoitece antes. Por isso, devemos tentar ser o mais visível possível para os outros utilizadores. Tentar usar roupas de cores chamativas e levar elementos refletores. Devemos equipar a bicicleta com uma luz dianteira branca e uma traseira vermelha, uma buzina e também catadióptricos.
6-Atenção. Ao utilizar a bicicleta na área urbana, devemos ter em conta que muitos utilizadores vão com pressas e que podem não olhar adequadamente. Se a isto somamos que as condições climatológicas não são favoráveis, a distração e o stress podem ser maiores. Podemos encontrar aberturas inesperadas de portas dos carros estacionados, veículos que saem de garagens de forma brusca, manobras sem sinalização prévia, peões a atravessar de maneira incorreta. Se está a chover ou uma chuva não muito intensa e decidimos utilizar a biciclea, devemos ter em conta que a maior parte dos utilizadores não esperam encontrar a ciclistas. Devemos ter cuidado e aumentar a precaução.
7-Se o seu destino está longe, uma boa opção, principalmente em inverno, é combinar a bicicleta com outros meios de transporte, por exemplo, o transporte público.
8-Aumentar a precaução com chuva e evitar utilizar a bicicleta se as condições climáticas não são boas ou colocam em risco a sua segurança. Se está a chover, devemos evitar passar por poças, principalmente se não sabemos a sua profundidade. Se está muito frio, devemos ter em conta que pode haver placas de gelo, principalmente em zonas com muita sombra, em pequenas poças na estrada.
9-Devemos começar a pedalear de forma sossegada e calma, aumentando aos poucos a intensidade. Devemos aquecer os músculos e ir entrando em calor. Há que ter em conta que com as baixas temperaturas os músculos estão um pouco mais tensos, portanto, começar de forma brusca pode causar uma lesão.
10-Ao chegar ao lugar de destino, não devemos retirar todas as camadas ao mesmo tempo. Deve haver uma aclimatação e devemos retirar as camadas pouco a pouco.
Andar de bicicleta tem muitas vantagens: saudável, nos ativam, fácil manutenção, poupança de gastos e não polui.
Não duvide! Utilize a bicicleta também no inverno, mas de forma responsável e segura.