Bruxelas aprova novos equipamentos de segurança para os veículos

André Gomes

29 March, 2019

Os deputados do Parlamento Europeu aprovaram um conjunto de novos equipamentos de segurança que os futuros automóveis serão obrigados a ter.

Num esforço para reduzir o número de mortos e feridos nas estradas da União Europeia, os eurodeputados do Comissão sobre o Mercado Interno e Proteção do Consumidor do Parlamento Europeu aprovaram um conjunto de regras para tornar vários equipamentos de segurança avançados presentes em diferentes categorias de veículos vendidos no mercado da UE.

A proposta adapta as regras atuais às mudanças no comportamento de mobilidade resultantes de tendências sociais (por exemplo, mais ciclistas e peões e uma sociedade em envelhecimento) e desenvolvimentos tecnológicos.

Assim, alguns dos recursos avançados de segurança que se tornarão obrigatórios em todos os veículos são:

  • assistência de velocidade inteligente;
  • facilitação da instalação de interlock de álcool (interface padronizado que facilita a instalação de dispositivos de bloqueio de álcool);
  • sonolência do condutor;
  • alerta avançado de distração do condutor;
  • sinal de travagem de emergência;
  • deteção de tráfego numa situação de marcha-atrás;
  • gravador de dados de acidentes (“caixa negra”).

Um avançado sistema de travagem de emergência e um sistema de alerta de desvio de trajetória, ambos já obrigatórios para camiões e autocarros, sob o atual Regulamento Geral de Segurança de Veículos, serão também exigidos para novos automóveis de passageiros e veículos comerciais leves.

O projeto de lei amplia o alcance do sistema de monitorização da pressão dos pneus para cobrir todas as categorias de viaturas.

O Comité do Mercado Interno também incluiu requisitos para proteger os veículos contra ciberataques.

Os deputados alteraram a proposta para garantir que os gravadores de dados de acidentes (a tal “caixa negra”) operem num “sistema de circuito fechado”, em que os dados armazenados não permitem identificar o veículo ou o condutor (os dados recolhidos serão tornados anónimos).

Quando vier a ser aprovada, esta legislação substituirá o atual Regulamento Geral de Segurança de Veículos.

Extratos da votação em vídeo:

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