Buzinas: bem mais que um acessório

Redacción Circula Seguro

4 de Julho de 2022

Tanto os ciclistas como os utilizadores de Veículos de Mobilidade Pessoal (entre trotinetes elétricas), são dois grupos vulneráveis nas estradas urbanas e interurbanas e é importante a sua integração na mobilidade da cidade. A sua segurança depende, em parte, da sua visibilidade e notoriedade.Um deles, talvez o mais desconhecido em termos da sua natureza obrigatória, é a buzina.

Coima por não ter a sua instalação

Embora muitos considerem este elemento como um acessório ou mesmo um complemento reservado às bicicletas e trotinetes infantis, a verdade é que não o ter, tanto numa bicicleta como numa VMP, pode levar a uma coima em alguns países; em Espanha, por exemplo, é de 80 euros. Mas, em que situações específicas pode o utilizador beneficiar de ter uma buzina?

Os ciclistas profissionais de mountain bikes são um bom exemplo da utilidade da buzina. De facto, as suas bicicletas de alta gama, preparadas para a competição, contam com buzinas e designs cada vez mais minimalistas que são de grande utilidade, especialmente em trechos muito estreitos, subida e descidas. Quando o percurso é tão estreito que não permite ultrapassagem, e quando o ruído da própria respiração do ciclista ou da própria descida torna impossível detetar quem pode estar a vir por trás, um sinal sonoro pode ser muito útil para evitar colisões.

Quando não é possível dar um aviso verbal

Quer seja pelo esforço, ruído do vento ou por estar coberto com uma peça de roupa para o proteger do frio, a verdade é que nem sempre é possível avisar o peão ou o ciclista à sua frente da nossa presença. Isso é particulamente importante em ambientes urbanos: a buzina é um elemento fundamental na cidade, já que a interação entre a bicicleta e a trotinete com outros membros do trânsito aumenta consideravelmente: avisar os peões que invadem a pista para bicicletas, avisar outros ciclistas da sua presença, afugentar um animal que ficou parado na estrada… as situações que comprometem a nossa segurança e nas quais a buzina pode ajudar são muitas e variadas.

Onde instalar?

Em geral, embora não haja obrigação quanto à localização do guiador, a buzina é colocada exatamente em frente do travão dianteiro. Esta localização permite ao condutor carregar no travão e na buzina com mãos diferentes, se necessário. Esta posição também permite tocar a buzina com o polegar, sem mover toda a mão.

Tipos de buzina

Quanto ao tipo de buzina a escolher, os principais fatores a considerar são: tamanho, som, preço e decibéis:

Tamanho

Sempre é tentador escolher uma buzina grande na sua cor favorita, mas tenha em conta que o tamanho pode ser uma desvantagem se, por exemplo, estiver a andar de bicicleta de estrada e quiser ir o mais rápido possível. Para isso, é melhor escolher uma buzina menor com um design mais aerodinâmico.

A buzina estará localizada no guiador, pelo que é importante considerar o diâmetro do guiador. Embora seja verdade que algumas buzinas são de tamanho único e ajustáveis para todos os guiadores, não custa verificar os diâmetros do guiador para cada tipo de bicicleta.

  • Bicicletas de estrada: Há 10 anos utilizam uma barra de 31,8 mm de diâmetro. Embora algumas possam ser reduzidas a 23,8 mm para a queda, a buzina vai na zona alta, pelo que deve escolher uma que se ajuste a um diâmetro de 31.8 mm.
  • Bicicletas de montanha: Têm guiador plano ou elevado. Geralmente têm um diâmetro de 22,2 mm, mas normalmente é mesmo ao lado do guiador, o diâmetro onde colocaremos a buzina pode ser 25,4 mm ou 31,8 mm.
  • Bicicletas de todos os dias: Dependendo da atividade do ciclista, há diferentes tipos de guiador, com os seus diferentes diâmetros.
  • Bicicletas para crianças e BMX: Usam guiador de 22,2 mm.

No que diz respeito ao diâmetro do guiador da trotinete, existem basicamente dois tamanhos:

  • Guiador regular: diâmetro exterior de 32 mm e interior de 28 mm.
  • Guiador oversize: diâmetro exterior de 35 mm e interior de 28 ou 32 mm.

Preço

Existe uma grande variedade de designs e preços. As buzinas mais básicas e, portanto, mais baratas são perfeitamente úteis e o seu funcionamento permite avisar da sua presença. Neste caso, a questão do design, personalização, etc. são os fatores que normalmente fazem a diferença no preço.

Som

Pode parecer irrelevante para uma buzina de bicicleta ou trotinete, mas na realidade há muitos sons diferentes que pode escolher para a sua buzina, mesmo melodias. De facto, é possível encontrar buzinas com sons de animais, como o grasnar de um pato ou um cão. É aconselhável optar pelos sons tradicionais relacionados com a presença de uma bicicleta ou trotinete. A escolha de um som original pode confundir a pessoa que está a tentar avisar.

Decibéis

Os decibéis medem os níveis de som e é muit importante conhecer os da sua buzina. Se estiver na estrada, então precisará uma buzina com decibéis altos para que possa ser ouvida por cima do ruído dos carros. Por outro lado, se for dar uma volta numa aldeia ou parque, é melhor usar uma buzina baixa com poucos decibéis.

Buzinas elétricas

Já existem buzinas elétricas para trotinetes e bicicletas elétricas. Muitas delas contam com sons diferentes para se adaptarem a diferentes situações. São fáceis de instalar, podem ser carregadas e, apesar do seu pequeno tamanho, podem emitir um som de até 120 decibéis.