Se vai conduzir um motociclo, um dos aspetos a ter em consideração é o uso capacete; um elemento de segurança passiva, ou seja, aquela que, estando presente, atua essencialmente nos momentos em que é precisa, para evitar danos maiores ou morte.
Como sabemos, na compra de um capacete, o preço é preponderante para grande parte dos compradores. No entanto, essa não deve ser a principal preocupação quando procura o capacete ideal.
Que capacete devo adquirir para maior segurança?
A resposta a esta questão é simples: o melhor ou o mais adequado capacete para qualquer motociclista é o capacete modular.
Poderá não ser o mais enquadrado com o estilo de moto que conduz, no entanto, não deixa de ser o mais adequado.
O capacete modular é um capacete que, além de proteger efetivamente a cabeça – inclusive a zona frontal – , tal como o integral, permite que o motociclista o possa abrir e destapar a cara, facilitando o diálogo com outros utilizadores da via pública, mas essencialmente, facilita que, em caso de acidente rodoviário, as entidades de socorro possam operar ao nível dos elementos respiratórios sem diminuir a proteção craniana.
Quando compra um capacete, perceba que, mais do que a beleza, importa o nível de proteção que ele proporcionará. Assim, conduzir um motociclo usando um capacete aberto, não será, definitivamente, a melhor opção; ainda que muitos sejam os condutores que optam por esta escolha.
Relativamente ao capacete integral, mantém-se o nível elevado de proteção, não sendo o mais adequado no ponto de avaliação do socorro, pois se o motociclista acidentado entrar em paragem cardio-respiratória e havendo necessidade de intervenção por parte de equipas de emergência médica, o facto de ter de retirar o capacete, sem certezas da inexistência de fraturas cranianas, pode levar a que as consequências sejam negativas.
Se o capacete utilizado for do tipo modular, a assistência pode ser efetuada sem reservas, uma vez que o crânio estará sempre resguardado pelo casco.