Sabia que é possível receber informações sobre um acidente através do seu capacete? A conectividade, que já está muito presente em alguns automóveis, chega também ao sector dos veículos de duas rodas com o objetivo de aumentar a segurança. Como utilizadores vulneráveis da estrada, é particularmente importante adotar medidas para melhorar a situação dos motoristas no trânsito. O capacete inteligente é um exemplo de como a tecnologia e a segurança combinam-se para aumentar a sua proteção.
O automóvel inteligente é uma realidade que permite ao utilizador ter acesso à Internet e pode transmitir e receber dados. Isto oferece numerosas funcionalidades, algumas delas destinadas ao “infoentretenimento” e outras para aumentar a segurança dos passageiros. Graças a esta conectividade, o utilizador pode também poupar custos, cuidar do ambiente e otimizar a manutenção do seu veículo.
Este compromisso com a conectividade também é aplicado às motas, especificamente ao capacete. A empresa Livall desenvolveu um capacete, o MC1, que permite a ligação às plataformas digitais das autoridades de trânsito. Trata-se de um capacete inteligente e autónomo que, em caso de acidente na estrada, envia um sinal para a plataforma e esta envia um sinal direto para o capacete dos utilizadores que estão mais próximos, para que recebam este alerta por comando de voz e tomem conhecimento do acidente. Desta forma, os utilizadores podem extremar as precauções, e os serviços de saúde são enviados para o local mais rapidamente.
As seguradoras afirmam que, graças às informações de trânsito que os motoristas recebem, muitas vidas serão salvas e, para além, será alcançada uma mobilidade mais eficiente e sustentável. O capacete pode enviar um sinal aos serviços de emergência ou uma mensagem de texto aos contactos em caso de acidente ou queda, graças à sua ligação a um telemóvel. Também possui iluminação inteligente com luzes de presença e de travagem integradas no próprio capacete para oferecer a maior quantidade de informação possível aos outros utilizadores da estrada.
Para além, este importante dispositivo de segurança desenvolvido pela Livall inclui um cartão 5G com o qual podem trocar dados online. Possui isolamento térmico e acústico contra o vento e é fabricado em fibra de vidro. Está devidamente certificado e aprovado com ECE-06 e DOT.
Com esta nova mobilidade mais inteligente, os motociclistas têm também a possibilidade de contactar, num raio de até 1,3 quilómetros, outros motociclistas que tenham a função walkie-talkie e podem ter uma câmara integrada na parte da frente do capacete para registar tudo o que acontece durante a condução.
A tecnologia e a conectividade ao serviço da segurança na estrada e dos veículos de duas rodas.