Com a chegada das férias e a possibilidade de desfrutar de um período de descanso mais longo, é hora também de fazer as malas. Se é dessas pessoas que têm o hábito de encher o porta-bagagens do seu carro e de levam coisas nos bancos, é importante que saiba que nem tudo é permitido.
O que diz o regulamento
O regulamento estabelece que o condutor de um veículo é obrigado a manter a sua própria liberdade de movimento, o campo de visão necessário e atenção constante à condução, para garantir a sua própria segurança, a dos outros passageiros do veículo e a dos outros utentes da estrada. Por isso, deve ser tomado especial cuidado para assegurar que a posição adequada seja mantida pelo condutor e outros passageiros, bem como a adequada colocação dos objetos ou animais transportados, para não haver interferência entre o condutor e qualquer um deles.
O “efeito elefante”
Um bom exemplo disto é a de transportar as compras do supermercado: muitos condutores têm o hábito de deixar a compra mal colocada nos bancos traseiros, o que pode levar a uma penalização estabelecida no artigo 14 do Regulamento Geral de Trânsito Rodoviário: “a carga no veículo não deve arrastar, cair total ou parcialmente ou mover-se de forma perigosa”. Este perigo é o denominado “efeito elefante” e consiste em que qualquer objeto solto num automóvel continua a avançar e multiplica, pela velocidade, a força com que atingiria qualquer ocupante até quarenta vezes o seu peso a apenas 50 quilómetros por hora.
Portanto, se um agente de trânsito considerar que as cargas transportadas pelo veículo são suficientemente grandes para serem perigosas e que, para além, não estão devidamente amarradas ou viajam num local inadequado, o condutor poderá receber uma coima de 200 euros.
Como se comporta um veículo muito carregado?
Por outro lado, é importante saber que um veículo carregado é mais difícil de conduzir do que um sem carga, já que a bagagem pode levar a uma maior oscilação e instabilidade. Para além, se o veículo estiver sobrecarregado, os sistemas eletrónicos de segurança, tais como o controlo de estabilidade (ESP), podem ser afetados, bem como o sistema de travagem e suspensão, o que pode aumentar a distância de travagem.
Conselhos para colocar a carga no porta-bagagens
Os principais conselhos ao colocar a bagagem no porta-bagagens são:
- Ler o manual: Em primeiro lugar, é importante verificar o manual do veículo ou a folha de dados MOT com as recomendações do fabricante sobre o peso bruto e carga máxima que pode ser transportada no tejadilho, eixos, etc.
- Tudo no porta-bagagens: Malas, sacos, mochilas, etc… toda a bagagem deve ser transportada no porta-bagagens, inclusive os objetos ligeiros. Lembre-se: no caso de uma colisão, estes objetos passam a ser verdadeiras armas.
- Colocação da carga: Os objetos mais pesados devem ser colocados primeiro, as malas maiores e rígidas no fundo, e o resto da bagagem na parte superior. É muito importante fixar a carga aos pontos de amarração do porta-bagagens com cintas ou redes. Fixar os cintos de segurança nos bancos traseiros (mesmo que ninguém viaje atrás), pois, em caso de acidente, ajudam a evitar a intrusão de bagagem no compartimento dos passageiros.
- Nada na bandeja traseira: Não colocar objetos soltos na bandeja traseira, podem ser muito perigosos ao travar de forma brusca. Para além, dificultam a visibilidade. Tentar assegurar que a bagagem seja separada de todos os passageiros por barreiras físicas, como uma restrição em caso de movimento brusco ou mesmo colisão, para minimizar o risco de serem lançados em algo ou alguém.
- Mala de tejadilho: Uma grade ou mala de tejadilho é a solução quando o porta-bagagens é insuficiente. Se forem utilizadas, a carga deve ser fixada e verificar se está corretamente presa. É preferível que tenha fechadura e forma aerodinâmica; lembre-se também: as malas de tejadilho elevam o centro de gravidade do veículo, portanto, é mais instável, reduz também a potência do motor e aumenta a distância de travagem.
- Bicicletas: Existem diferentes tipos de dispositivos para transportar bicicletas num carro: no tejadilho, engate, porta traseira ou em reboque. Se as bicicletas sobressaírem, devem ser devidamente sinalizadas.
Siga as nossas recomendações e viaje com segurança. Queremos que desfrute das suas férias sem surpresas desagradáveis ou incidentes. Além de carregar bem o seu porta-bagagens, planeie bem a sua viagem. Aqui encontrará uma lista de «imprescindíveis» para que não falte nada. Não coloque em risco a sua segurança, nem a da sua família. Feliz verão!