Carro muito tempo parado na garagem pode apresentar problemas

André Serrano

25 de Junho de 2015

Como qualquer máquina, os veículos são fabricados para funcionarem continuamente. Deixar um carro parado por um longo período de tempo pode afetar peças como travões, bateria e embraiagem, além do óleo de motor e até mesmo o combustível.

Um dos primeiros cuidados ao deixar um automóvel parado por alguns dias, é desconectar os cabos da bateria para preservar a energia e integridade do sistema elétrico. Caso seja possível, no período em que o veículo esteja estacionado, acione o motor pelo menos uma vez por semana.

Cuidados com veículos que necessitam ficar parados durante um mês

Caso o veículo tenha a necessidade de ficar estacionado por um curto período de tempo (menos de um mês), é recomendado não deixar o travão de mão acionado, substitua o seu uso por calços nas rodas. O travão de mão acionando, mesmo que por um período curto de tempo pode provocar o empenamento das sapatas do travão. Devido à humidade do local, as lonas de freio podem oxidar e colar no tambor, causando o travamento das rodas traseiras.

É preciso também ter cuidado com as marchas. No caso de veículos automáticos, mantenha o manipulo na posição P, e nos veículos de mudanças manuais deixe a marcha-atrás engatada. Antes de deixar o veículo parado, procure lubrificar ao máximo os discos e tambores de freio, para evitar que as peças oxidem. Deixe os pneus cheios acima do recomendado, assim a forma original do pneus será preservada até o seu retorno, evitando que murchem ao longo do tempo.

Carro muito tempo parado (2)

Quanto mais tempo o veículo ficar parado mais cuidados serão necessários

Para os veículos que ficarem parados por mais de seis meses, o ideal é mante-los suspensos por cavaletes. Quanto mais tempo o carro ficar parado, mais cuidados o proprietário deverá ter. No caso dos veículos que ficarem parados até seis meses sem uso, deixe um peso sobre o pedal da embraiagem para que a mesma fique acionada evitando que o disco desta cole. Outra recomendação é a retirada de todo o combustível do tanque, já que veículos alimentados por diesel podem correr o risco do combustível apodrecer dentro do sistema de injeção.

Quando o carro fica parado por um período superior a 1 ano, os cuidados são ainda mais extremos. Todos os lubrificantes, fluídos e combustíveis devem ser retirados pois os mesmos correm o risco de endurecer e comprometer as peças . Caso o cuidado não seja tomado, será muito difícil recuperar as peças ou até mesmo substituí-las, visto que todo sistema estará comprometido.

Recomenda-se para quem precisa deixar o carro parado por esse período de tempo, mante-lo em local arejado, longe da ação de animais e totalmente coberto.

Ferrari Enzo abandonado