A carta de condução B1 permite aos jovens a partir de 16 anos conduzir veículos elétricos com uma velocidade máxima de 90 km/h e um peso máximo de 400 quilos. Esta permissão B1 foi estabelecida pela diretriz 2006/126/CE do Parlamento e do Conselho Europeu e, até à data, apenas alguns países da UE, incluindo Portugal, a implementaram com sucesso.
Especificamente, em Portugal, a categoria “A” qualifica o condutor para conduzir motas e a categoria “B” para conduzir quadriciclos e veículos ligeiros. Aos 16 anos, um condutor pode escolher entre as seguintes subcategorias de tipo A e B:
CATEGORIA A – AM: ciclomotores, motas até 50 cm³ de potência, quadriciclos ligeiros, cultivadores com um trator ou reboque; tratores e máquinas industriais até 2500 kg.
CATEGORIA A – A1: todos os veículos da categoria AM; motas até 125 cm³ e 11 kw de potência; triciclos até 15 kw.
CATEGORIA B – B1: quadriciclos pesados.
Este degrau intermediário que, para além de Portugal e em breve em Espanha, está também em vigor em Itália, França e no Reino Unido, abre a porta para os jovens chegarem à carta B com mais conhecimentos, bem como a possibilidade de terem uma experiência mais próxima com a mobilidade elétrica e a opção de desenvolver todo um tecido industrial em torno destes veículos, que poderá ser muito útil no ambiente urbano.
Mais formas de mobilidade
Na verdade, o objetivo desta carta é oferecer mais formas de mobilidade privada a jovens menores, em particular quadriciclos pesados, que podem ser utilizados não apenas na cidade, mas também em estradas interurbanas. Pretende-se também facilitar a mobilidade dos jovens nas zonas rurais, enquanto se cuida do ambiente, pois esta carta apenas dará acesso à possibilidade de os jovens conduzirem veículos elétricos.
Desta forma, os jovens começam a habituar-se à utilização de veículos elétricos desde cedo, de modo que se tornem conscientes da condução sustentável. Para além, a promoção desta mobilidade que a entrada em vigor desta carta irá também promover modelos empresariais comprometidos com a mobilidade elétrica, tornando possível à indústria oferecer novos designs de veículos mais seguros e concebidos para o público mais jovem.
Maior segurança para os jovens
A segurança é um dos aspetos que também é beneficiado por este tipo de carta de condução, pois permite a condução de veículos pequenos, elétricos com um limite de velocidade de 90 quilómetros por hora. Para além, estes quadriciclos ou microcarros partilham elementos de segurança com os automóveis. Por exemplo, devem ter travões ABS e também, têm frequentemente uma estrutura fechada ou semi, o que proporciona maior proteção do que os ciclomotores e as motas.