Uma boa notícia para os ciclistas: chegam as rotundas holandesas

Redacción Circula Seguro

10 de Maio de 2022

Como pode imaginar pelo seu nome, as primeiras rotundas com prioridade para os ciclistas foram construídas nos Países Baixos, onde o uso da bicicleta está enraizado, embora já estejam em muitos outros países, por exemplo, Dinamarca ou Reino Unido; de facto, a “rotunda holandesa” de Cambridge é uma das mais fotografadas da Europa. Hoje a boa notícia para os ciclistas é que as rotundas holandesas chegam a Espanha.

O objetivo destas rotundas é promover a convivência entre os veículos de mobilidade pessoal e as bicicletas com os carros e, evidentemente, reduzir a taxa de acidentes que, no caso das bicicletas, tem aumentado nos últimos anos, especialmente nas manobras de entrada e saída de rotundas.

Como funcionam as rotundas holandesas?

O princípio básico é que o ciclista têm sempre prioridade sobre os outros veículos. Para além disso, o funcionamento é exatamente o mesmo que nas rotundas convencionais: entrar com cautela, respeitar a prioridade de passagem e sinalizar a saída. A diferença é que no caso das rotundas holandesas, ao entrar e sair, é preciso respeitar também a prioridade dos ciclistas, que entram na rotunda através de um anel na borda exterior.

Além da sinalização e marcas rodoviárias, os condutores devem prestar atenção para regular o trânsito nas rotundas holandesas. É fundamental reduzir a velocidade antes de entrar na pista de bicicletas e observar cuidadosamente a aproximação dos ciclistas. Se assim for, lembre-se que o ciclista tem sempre prioridade sobre o carro e que o carro deve parar e deixar passar a bicicleta.

Saída da rotunda

Quando a pista para bicicletas estiver livre e sempre que a pista para veículos também esteja livre, é altura de aceder à rotunda para tomar o acesso que precisamos para continuar até o nosso destino. Entretanto, na saída temos de dar novamente prioridade aos ciclistas que queiram atravessar na nossa frente.

Devemos ter em conta que o trânsito nessas rotundas tem de circular a um ritmo bem mais lento do que nas rotundas tradicionais, o qual já é um passo importante para reduzir o número de acidentes. No entanto, é vital a empatia e o senso comum dos condutores. E, claro, que a pista para bicicletas deve estar bem sinalizada para garantir a segurança dos ciclistas.

Primeiras rotundas em Espanha

Bilbao e Logronho são as duas primeiras cidades espanholas com rotundas holandesas. A estreia não foi isenta de controvérsia, especialmente no caso de Bilbao, já que muitos condutores ainda não sabem como utilizá-las. Por um lado, os ciclistas têm denunciado a sua perigosidade, enquanto a Câmara Municipal de Bilbao argumenta que o que deve mudar é a consciência dos condutores com respeito aos ciclistas.