Como pode imaginar pelo seu nome, as primeiras rotundas com prioridade para os ciclistas foram construídas nos Países Baixos, onde o uso da bicicleta está enraizado, embora já estejam em muitos outros países, por exemplo, Dinamarca ou Reino Unido; de facto, a “rotunda holandesa” de Cambridge é uma das mais fotografadas da Europa. Hoje a boa notícia para os ciclistas é que as rotundas holandesas chegam a Espanha.
O objetivo destas rotundas é promover a convivência entre os veículos de mobilidade pessoal e as bicicletas com os carros e, evidentemente, reduzir a taxa de acidentes que, no caso das bicicletas, tem aumentado nos últimos anos, especialmente nas manobras de entrada e saída de rotundas.
Como funcionam as rotundas holandesas?
O princípio básico é que o ciclista têm sempre prioridade sobre os outros veículos. Para além disso, o funcionamento é exatamente o mesmo que nas rotundas convencionais: entrar com cautela, respeitar a prioridade de passagem e sinalizar a saída. A diferença é que no caso das rotundas holandesas, ao entrar e sair, é preciso respeitar também a prioridade dos ciclistas, que entram na rotunda através de um anel na borda exterior.
Além da sinalização e marcas rodoviárias, os condutores devem prestar atenção para regular o trânsito nas rotundas holandesas. É fundamental reduzir a velocidade antes de entrar na pista de bicicletas e observar cuidadosamente a aproximação dos ciclistas. Se assim for, lembre-se que o ciclista tem sempre prioridade sobre o carro e que o carro deve parar e deixar passar a bicicleta.
Saída da rotunda
Quando a pista para bicicletas estiver livre e sempre que a pista para veículos também esteja livre, é altura de aceder à rotunda para tomar o acesso que precisamos para continuar até o nosso destino. Entretanto, na saída temos de dar novamente prioridade aos ciclistas que queiram atravessar na nossa frente.
Devemos ter em conta que o trânsito nessas rotundas tem de circular a um ritmo bem mais lento do que nas rotundas tradicionais, o qual já é um passo importante para reduzir o número de acidentes. No entanto, é vital a empatia e o senso comum dos condutores. E, claro, que a pista para bicicletas deve estar bem sinalizada para garantir a segurança dos ciclistas.
Primeiras rotundas em Espanha
Bilbao e Logronho são as duas primeiras cidades espanholas com rotundas holandesas. A estreia não foi isenta de controvérsia, especialmente no caso de Bilbao, já que muitos condutores ainda não sabem como utilizá-las. Por um lado, os ciclistas têm denunciado a sua perigosidade, enquanto a Câmara Municipal de Bilbao argumenta que o que deve mudar é a consciência dos condutores com respeito aos ciclistas.