Como arrumar o equipamento na moto para ir acampar?

Ines Carmo

8 April, 2021

Com a chegada da primavera, sair para acampar são um dos maiores desejos dos motociclistas. A sensação de liberdade, a aventura e o contacto com a natureza são aproveitadas ao máximo em duas rodas. Ainda que este seja um prazer que não está isento de certos incómodos

Um plano de acampar de moto tem de ser sempre minimalista. Um exercício pessoal de tentar levar o mínimo imprescindível e aproveitar cada buraquinho livre. Sem dúvida que a Marie Kondo ficaria orgulhosa de ler este artigo.

Primeiro passo: reveja a meteorologia

Como referimos, a nossa moto não tem a mesma capacidade de arrumação que um veículo utilitário. Por isso, só poderemos levar aquilo que vamos precisar. Tratando-se de um plano para desfrutar do ar livre, é normal que estejamos também expostos aos caprichos do tempo. Escolher um destino frio ou no inverno vai aumentar consideravelmente a nossa bagagem. O nosso lema para uma viagem para acampar de moto poderia ser: «o frio ocupa lugar e a chuva é má conselheira».

Se você se molhar, provavelmente vai ficar molhado durante todo o trajeto. E se estiver frio à noite, você agradecerá ter levado um edredom leve junto ao saco cama. De qualquer forma, verifique o tempo antes de planear a viagem, para escolher as datas mais adequadas e evitar mais desconfortos. Isso permite que adapte a sua moto a uma bagagem mais leve.

acampar

Qual a bagagem necessária para acampar

Saque do papel e do lápis e faça uma lista:

  • Roupa: em primeiro lugar, deve organizar a roupa, tanto a necessária para a condução (proteções e equipamentos) como para o dia a dia. Lembre-se sempre de levar os braços cobertos do frio, da chuva para estar protegido de picadas. E não se esqueça de trazer uma muda seca.
  • Tenda: esqueça as de montagem fácil; mais vale optar pelas que se guardam enroladas e podem ir enganchadas na moto.
  • Saco cama e colchões: o mais leve e compacto possível e que tenha tiras para os poder pendurar.
  • • Capa de chuva de mochila ou saco impermeável: Evitará que todo a bagagem fique molhada durante a viagem.
  • Garrafa de água: independentemente do clima, é importante estar sempre bem hidratado.

Já tem tudo? Fantástico! Bem, agora escolha entre 5 e 10 itens e remova-os da lista para manter apenas o essencial. De certeza que não sentirá assim tanto essa máquina fotográfica e talvez seus três livros favoritos vão melhor em formato digital.

Como colocar a bagagem na moto

acampar

Quando vamos acampar de moto, a bagagem deve ser posta o mais da forma o mais segura possível. Para isso, devemos garantir que tudo está bem posicionado no veículo e sem estar saliente demais. Não só por uma questão de segurança, mas também por aerodinâmica. Nesse sentido, redes elásticas multi-âncora ou “polvos” serão os seus melhores aliados. Também pode procurar alguns cintos com fivela em lojas especializadas (são as típicas que servem como âncoras nos reboques das motos).

Imobilize toda a bagagem mais leve na parte traseira (edredons, sacos, colchões) e guarde os itens mais pesados nas caixas laterais ou no porta-malas (ferramentas, etc). Outra opção é usar um saco sobre o depósito que se prende ao mesmo através de imans; é muito confortável e evita ter que estar continuamente a atar e desatar a bagagem.

Outras formas de armazenagem e transporte na moto

É importante ter em conta o tipo de moto para organizar a bagagem. Em função da carenagem e da altura do veículo, poderá usar um ou outro tipo de armazenagem. Os modelos tipo naked ou desportivas permitem a instalação de malas laterais, algo que é complicado em motas de enduro ou choppers. Por outro lado, é habitual que a mala traseira surja nas scooters. As lojas especializadas podem orientar-nos neste sentido, mas, em geral, podemos encontrar:

  • Sissy bar: trata-se de um tipo de enconto em forma de V invertido que se coloca depois do assento do passageiro. Além de o proteger mais, permite a colocação e aderência de várias bolsas e é uma grande solução para levar bagagens. É muito típico nas roadsters, como as históricas Harley Davidson.
  • Top Case ou baú traseiro: é uma opção que não falha nunca e que se encontra em diferentes tamanhos e formas em função das suas necessidades. É, além disso, a forma de armazenagem mais segura, não só pela sua solidez e impermeabilidade, senão também porque permite guardar as coisas de maior valor com chave.

acampar

  • Malas laterais: são colocadas nas laterais da roda traseira e podem ser de diferentes materiais: tecido, nylon, metal… Embora sejam menos aerodinâmicas, são um bom remédio no caso de ter que carregar elementos de grande peso. No entanto, ambos os lados da moto devem ter uma boa distribuição de peso e estar bem equilibrados para não afetar a condução.
  • Bolsa de depósito: já mencionámos que é uma solução para guardar pequenas utilidades que necessitemos ter sempre à mão. Podem fixar-se ao depósito de três formas: com imans, com ganchos e através de uma cobertura que forre o depósito.
  • Outras opções para motorista: não descarte tudo o que pode levar em cima do próprio motorista. Com isto referimo-nos às mochilas, bolsas de laterais, bolsas de perna… procure que nenhum destes artigos limite a sua liberdade de movimentos nem prejudique as manobras da sua moto.

Acampar com a casa às costas

 

acampar

Assim que tivermos tudo equipado e pronto, vamos para a estrada. Lembre-se de que não viaja sozinho, a sua casa acompanha-o no passeio. E isso, além de poético, é um risco para a segurança no trânsito. Conduzir uma moto carregada é diferente e os movimentos devem ser ainda mais suaves do que o habitual. Qualquer desequilíbrio, por mais leve que seja, pode levá-lo ao chão. Logicamente, a distância de travagem aumenta ao conduzir um veículo mais pesado, então manter uma distância maior com o veículo que nos precede para travar a tempo melhorará nossa segurança.

Tente fazer pausas no caminho para verificar a pressão dos pneus e o estado da suspensão. A pressão deve ser um pouco maior do que o normal e as suspensões, mais difíceis para não nos fazer saltar em cada frenagem.

E não se esqueça de verificar a ficha técnica da sua moto! O peso máximo de carga não pode ser excedido em nenhuma circunstância, e o peso da moto carregada deve ser adicionado ao nosso companheiro, se houver.

Fonte: CirculaSeguro.com

Imagnes | iStock pondyrock golubovy cioana Baloncici M. Kaercher

--

Uma iniciativa da: