Hoje falamos sobre como comprar um carro em segunda mão. Todos os anos se compram e vendem milhares de carros em Portugal. São várias as diligências e não sei se algum dos leitores já se deparou com alguma dessas situações que nos deixam a sensação de termos pago uma fortuna por um primeiro carro que, quando nos apercebemos, é mais leve que a dieta do Homer Simpson.
Antes de comprar, é necessário experimentar. Conheci um professor de mecânica que ao avaliar carros em segunda mão era muito claro: “Dizes ao vendedor que queres experimentar o carro e a primeira coisa que fazes é meter cinco ou dez euros de gasolina. Por isso, devemos realmente experimentar o que vamos comprar.”
Deve prestar-se atenção à espuma do assento. Verificar se está muito macia. Também ao conta quilómetros, pois é este contador que nos indica se o carro andou pouco, podem tê-lo manipulado. Arrancas enquanto ainda tens o travão de mão accionado, pões a primeira e estás prestes a sair. O que acontece? O carro desliga-se ou então começa a patinar como os rapazes do Holiday on Ice? Assim que pões o carro a andar pela auto-estrada e, com cuidado verificas que não vem ninguém, travas a fundo segurando o volante com os dedos. O carro desvia-se ou mantém a trajetória?
Enquanto conduzes também é oportuno verificar as mudanças, os pedais e até o volante. Qualquer coisa estranha que possamos notar deve colocar-nos em alerta. Porque é que o volante fica preso? Porque custa meter a primeira? Que barulho é aquele que de momento estás prestes a não ligar, mas que daqui a quatro dias te tirará do sério?
Antes de comprar um carro em segunda mão…
Além disso, podemos rever alguns elementos do carro que convém rever antes de o devolver definitivamente ao vendedor. Sei que a listagem é extensa, e daí deixar uma série de perguntas que não permite memorizar, mas permite termos em conta caso alguém não tenha reparado em alguns destes pormenores:
Motor
- Nível e aspeto do óleo. Precisa de ser trocado?
- Correia trapezoidal. Está tensa? Está rasgada?
- Correia de distribuição. Quando foi mudada? Está tensa? Está rasgada?
- Refrigeração. Observam-se fugas? Os canos têm bom aspeto?
- Filtro do ar. Está sujo?
- Como estão as velas? Há buracos nos cabos?
- Aspeto geral. Tem bom aspeto?
Travões
- Cilindro. Observam-se fugas?
- Pastilhas. Nota-se alguma marca de desgaste?
- Discos. Têm cortes ou vêm-se marcas de corrosão?
Suspensão
- Amortecedores. Observam-se fugas de óleo?
- Transmissão. Há peças com gretas?
- Eixos. Nota-se desgaste desigual nos pneus?
Pneus
- Pressão. Têm a pressão recomendada pelo fabricante?
- Desenho. Tem profundidade suficiente?
- Jantes. Observam-se danos?
- Antiguidade. Segundo as indicações de fabricação, estão usados?
- Pneu suplente. A aparência e a pressão estão corretas?
Carroçaria
- Juntas. Vêm-se cortes ou poros com musgo incluído?
- Pára-brisas. Uma vez limpo, aparecem riscos ou gretas?
- Saídas de água. Estão tapadas?
Sistema eléctrico
- Bateria. A carcaça está intacta? Os pólos estão limpos? Estão oxidados?
- Chão. Há corrosão nas conexões?
- Cabos. Vêm-se furos ou falhas?
- Fusíveis. Estão todos em bom estado?
- Iluminação. As luzes funcionam todas? E os indicadores do painel de controlo?
- Faróis. Como estão os refletores? (cor e opacidade)
Tubo de escape
- Corrosão. Notam-se manchas de óleo?
- Uniões. As uniões são estancas?
- Suportes. As borrachas de fixação estão intactas?
O interior do carro
- Interior. Tem humidade ou odores estranhos?
- Bancos. Movem-se ao sentar-se? Estão poeirentos?
Outros
- Limpa-vidros. Estão dobrados? As borrachas têm cortes?
- Lava-pára-brisas. Funciona adequadamente?
- Triângulo de sinalização de perigo. Estão homologados e apresentam o selo CE?
Se nos dermos ao trabalho de verificar estes pormenores antes de efetuarmos o pagamento, não só nos garantimos viagens seguras, como também evitamos de colocar em risco a vida dos que nos rodeiam.