Como pode afetar o seu veículo passar as férias na praia?

Redacción Circula Seguro

3 de Julho de 2023

Se vai passar as suas férias na praia, tome algumas precauções para que o veículo seja afetado o menos possível pelo salitre, areia, humidade e pelo sol, fatores que contribuem a que os veículos sofram mais do habitual e que são inevitáveis no litoral. Aqui uma lista com recomendações para que o seu veículo sofra menos e o seu controlo seja mais fácil ao voltar das férias.

Não há nenhum elemento que fique livre, tanto o exterior como o interior do veículo podem ser afetados por estes fatores do litoral. A oxidação e a corrosão são muito habituais nestes lugares: o veículo perde cor, os materiais sofrem oxidação e são menos eficazes, os motores são afetados e a parte eletrónica também  pode ser prejudicada pela humidade e pelas altas temperaLembre-se que a areia não afeta apenas a cor, mas também os vidros e faróis.

Evidentemente, quanto mais tempo passe na praia sem tomar medidas, mais deteriorado pode ficar o veículo.  Sintetizando, muitos componentes e elementos envelhecem de forma prematura e podemos minimizar isso com uma série de conselhos:

  • Lavar o carro com frequência. Desta forma eliminamos o salitre que fica impregnado no automóvel e que pode corroer.
  • Ao utilizar o automóvel para ir e vir da praia, elimine a areia e a humidade antes de subir ao veículo. Isto mesmo devem fazer todos os passageiros.
  • Limpar bem cadeiras, toalhas, bolsas, parassóis, colchões, etc. Além de colocá-los corretamente no maleteiro, devem estar limpos de areia e água.
  • Utilizar sacos para as cadeiras e tapetes para uma maior proteção. Também é recomendável utilizar uma proteção para o maleteiro.
  • Tentar estacionar o veículo em lugares à sombra ou em áreas fechadas como garagens. Desta forma, evita o impacto direto do sol e dos outros fatores próprios do litoral.
  • Ao estacionar na rua, utilizar um parassol para evitar que o sol danifique o interior do veículo, como o volante ou a alavanca de velocidades. Para além, o volante queima menos ao conduzir.
  • Tentar não estacionar o carro em primeira linha. Quanto mais longe, melhor; menos areia. Lembre-se que a areia não apenas afeta a chapa, também os vidros e faróis.
  • Estacionar o veículo longe da costa. Desta forma, reduz o impacto da brisa marinha.
  • Ao limpar o veículo, utilizar pressão de ar para eliminar a areia e o salitre. Logo, lavar com uma esponja se é de forma manual ou com um pressao de água.
  • Ao estacionar o veículo durante muito tempo, ou seja, não sair e permanecer na rua, uma boa ideia é colocar uma lona de proteção.
  • Limpar o veículo durante as suas férias, mas principalmente antes de realizar a viagem de volta.

Desfrute das suas férias, mas não esqueça de cuidar também do seu veículo. Afinal de contas, é o seu meio de transporte, fundamental tanto nas suas férias como no seu dia a dia.