Como saber a durabilidade de um pneu através do índice Treadwear?

Ricardo Carvalho

27 May, 2020

Muitos pneus têm esculpido no seu flanco uma informação que lhe permite saber com muita precisão quantos quilómetros vão durar.

Sabia que é possível saber com bastante precisão qual é a média de vida de um pneu antes de o comprar? Para tal deve consultar o número que acompanha a etiqueta “Treadwear” que se encontra esculpida no flanco do pneu. Trata-se de uma informação que e obrigatória e que deve contar de todos os pneus vendidos na União Europeia.

A etiqueta Treadwear faz parte do Padrão de Uniformidade de Classificação de Pneus (UTQG), um conjunto de testes de homologação estabelecido pela NHTSA (o organismo norte-americano equivalente do nosso IMT), e pretende servir como indicador de comparação entre diferentes pneus para ajudar na decisão de compra. Assim, se está em dúvida entre a aquisição de dois pneus idênticos em prestações e preço, irá optar por aquele que promete mais km e maior duração, ou seja, o mesmo que ter um índice de Treadwear mais elevado.

Treadwear: como se calcula

Para determinar o índice Treadwear de diversos novos modelo de pneus a homologar, é montado um jogo de cada um numa unidade diferente do mesmo modelo. O “comboio” completa-se com um destes veículos calçado com um jogo de pneus de referência. O pneu de referência é sempre o mesmo e tem um grau de desgaste muito elevado (índice 100) que é o desgaste máximo aceite para poder homologar o pneu para utilização em vias públicas.

Depois de 11 587 km por estradas pública do Oeste do Texas, mede-se o desgaste do pneu de referência e compara-se com o desgaste do pneu a homologar. Assim, um pneu com Treadwear 200 durará, teoricamente, o dobro de um com Treadwear 100, enquanto que um de índice 400 supõe um durabilidade quatro vezes maior.

Mas afinal quanto tempo dura um pneu de Treadwear 100? Na verdade, muito pouco. Um pneu de índice 100 é, para efeitos de desgaste, um pneu de competição em circuito. Um índice de entre 200 e 280 é habitual em pneu desportivos de estrada, mas brandos e com pouco profundidade de desenho do piso. Um índice de 350 é uma boa referência como pneu de duração média. Assim, qualquer pneu cujo Treadwear seja superior, será, porventura, um pneu com maior durabilidade.

Como calcular a duração de um pneu novo?

Como referência orientadora, pode ficar a saber quanto vai durar aproximadamente um pneu novo multiplicando por 120 o seu índice de Treadwear para obter uma aproximação dos quilómetros que pode percorrer com eles. Se o seu estilo de condução for muito agressivo, se o seu carro é muito potente ou se por qualquer outro motivo gasta mais pneu que a média, pode corrigir a constante e multiplicar por um valor mínimo de 70 ou 80. Se pelo contrário, for um bom conservador dos pneus, pode multiplicar o Treadwear até aos 160.

Há uma forma de saber, ainda com maior precisão quanto vai durar um pneu e, neste caso, é preciso conhecer alguns dados sobre o jogo de pneus já gasto que vai substituir. Basta que multiplique o número de quilómetros que os pneus percorreram pelo índice de Treadwear do jogo de pneus novos do qual pretende averiguar a longevidade. No final divide o resultado pelo valor do índice de desgaste Treadwear do antigo jogo de pneus; em resumo, uma regra de três simples. O resultado obtido vai dar-lhe uma referência bastante precisa sobre os km que os novos pneus vão durar.

O UTQG é composto ainda por mais dois critérios que permitem avaliar as performances de um pneu, para além do Treadwear:

Tração

Este outro critério avalia a capacidade de um pneu em parar em linha reta numa superfície molhada. A classificação varia entre AA (melhor nota) e C.

Temperatura

Este último critério calcula o nível de resistência de um pneu à produção de calor e a sua capacidade em dissipá-la durante os testes efetuados num banco de simulação. A classificação é efetuada de acordo com um barômetro que varia entre A (melhor nota) e C. O C constitui o valor mínimo aceitável para uma comercialização no mercado americano.

Fonte: Michelin

--

Uma iniciativa da: