Como saber se o seu carro tem problemas na junta da cabeça

Alberto Valera

23 December, 2019

A junta da cabeça é um elemento que fica colocado precisamente entre a cabeça e o bloco do motor. A sua função é assegurar a estanquecidade da compressão do motor.

Os problemas deste elemento normalmente têm origem no sobreaquecimento e a sua avaria é muito dispendiosa, por isso detetar possível danos a tempo pode ser o primeiro passo para poupar dinheiro.
Há alguns sintomas que o podem fazer suspeitar de que algo pode não estar bem. Fique a saber quais são:

Temperatura do motor mais elevada que o normal
Nível do liquido refrigerante baixo sem fuga localizada e necessidade de reposição contínua de anticongelante.
Presença de óleo no circuito do anticongelante
Presença de óleo no circuito do anticongelante, com a consequente subida do nível de óleo e da temperatura (quando o óleo do motor fica cor de café com leite)
Saída de água pelo tubo de escape, causada pela entrada de anticongelante por um dos cilindros do motor e que é expulso para o exterior através do tubo de escape. Neste caso, sentem-se falhas no motor e parece que trabalha com um cilindro a menos.
Tubos do circuito da refrigeração com muita pressão e, na pior das hipóteses, rutura de alguns por este motivo.
Com o motor frio, destapar a tampa do vaso de expansão. Se passadas 12 horas houver pressão acumulada, significa que a junta da cabeça está… quase quebrada.

Se observar alguns destes sintomas no seu veículo, dirija-se de imediato à oficina. Um dos testes que pode realizar passa por utilizar um analisador de gases e observar se existem resquícios de hibrocarboretos no circuito da refrigeração, destapando o vaso de expansão ou a garrafa de anticongelante e colocar dentro a sonda do aparelho analisador.
Outra fora de perceber se a junta da cabeça está “quebrada” e que é utilizado em várias oficinas, consiste num tubo no qual se intriduz um líquido azul. A parte inferior do tudo é colocada no vaso de expansão destapado e com o motor na temperatura ideal de funcionamento, perceber se existem os tais resquícios de hidrocarbonetos. Se for caso disso, o líquido azul muda para amarelo, um sinal evidente de que há um problema na junta da cabeça.

Fonte: ANCIA

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