Como se mantém o ar condicionado em condições

Ricardo Carvalho

9 July, 2020

Um sistema de ar condicionado que funcione corretamente e um filtro de habitáculo eficaz evitam o stress por calor e os erros do condutor e ajudam a reduzir os riscos de acidentes durante os meses de verão.
Quando as temperaturas dentro do automóvel são superiores a 24ºC, os erros do condutor e o stress provocado pelo calor aumentam. Nos meses de verão, um sistema de ar condicionado pode melhorar o conforto e a segurança de condução. Os especialistas  recomendam que antes de se fazer à estrada nos meses de maior calor, mude o seu filtro do habitáculo e verifique se o sistema de ar condicionado funciona adequadamente.

Qualquer pessoa que já tenha saído de automóvel num dia quente de verão sabe o quanto se agradece uma brisa fresca quando se está ao volante. O ar fresco do sistema de ar condicionado torna as viagens com calor muito mais agradáveis. É evidente também que os condutores permanecem atentos mais tempo quando a temperatura é inferior a 24ºC. Os níveis de stress, os erros do condutor e o risco de se ter um acidente reduzem-se.

Quando a temperatura exterior é de 20 a 30ºC, o termómetro interior do veículo sobe com frequência a 40ºC ou mais. Os estudos demonstraram que a temperaturas tão altas o número de acidentes aumenta até 22% – o mesmo acontece quando as estradas estão molhadas. Os condutores raciocinam mais lentamente e têm menor capacidade para processar as múltiplas informações com que são bombardeados por outros utilizadores da estrada e pelos sinais de trânsito. Os erros do condutor também aumentam. As pessoas conduzem demasiado depressa, demasiado aproximados e não permanecem na sua faixa de rodagem. Estes factores, juntamente com passageiros que sofrem stress pelo calor, distraem o condutor. E a consequência de tudo isto pode resultar em acidentes.

Um sistema de ar condicionado que funcione correctamente ajuda a evitar erros do condutor causados pelo calor. Mais de dois terços (68%) de todos os automóveis usados e 90% dos automóveis novos estão equipados com um sistema de ar acondicionado. Se não se efectuar uma manutenção regular, mais cedo ou mais tarde estes sistemas tenderão a falhar no seu funcionamento.

Mudar o filtro de habitáculo com regularidade – a cada 15.000 quilómetros ou uma vez por ano – protege tanto o condutor como passageiros contra reacções alérgicas durante a estação do pólen e evita igualmente danos permanentes na delicada estrutura do evaporador do sistema de ar condicionado. Também protege o ventilador. O fluxo de ar não se bloqueia e fluí uniformemente por todo o veículo. Para além das janelas não se sujarem tão rapidamente.

Em geral, um filtro combinado pode instalar-se na maioria dos veículos que estão equipados com um filtro de habitáculo de versão standard. Os filtros combinados têm uma camada adicional de carbono activo que não só elimina as partículas sólidas do ar aspirado, como também dos gases prejudiciais para a saúde e odores desagradáveis.

Conheça o Sistema de Ar Condicionado

O sistema de ar condicionado é composto por um Compressor, um Condensador, um Filtro de Secagem, uma Válvula de expansão e um Evaporador. Cada um deste dispositivos tem uma função que pode ficar a conhecer em baixo.

Compressor: Aumenta a Pressão de 2 a 22 bares provocando o incremento da temperatura do gás refrigerante (aprox. de 0º a 70º C). Então impele o gás para o lado da alta pressão.

Condensador: Fabricado em alumínio, o condensador converte o refrigerante gasoso (aprox. 70ºC) em líquido (aprox. 55ºC), esfriando-o a alta pressão (16-22 bar).

Filtro de Secagem: Absorve a humidade e filtra as partículas do refrigerante assegurando ao mesmo tempo que chegue á válvula de expansão em forma líquida. Deve ser substituído cada vez que o sistema de ar condicionado é aberto.

Válvula de expansão: Converte o líquido refrigerante em gás através de um funil, passando-o do lado de pressão alta (aprox. 16-22 bar) para o lado de pressão baixa (aprox. 2 bar). A temperatura do gás cai então até aproximadamente 0ºC.

Evaporador: Absorve o calor do ar que passar através das alhetas do evaporador. A humidade do ar pega-se nesse momento ao evaporador e condensa-se. A água condensada drena-se.

Sabe utilizar o ar condicionado?

Para aproveitar toda a eficácia do sistema de ar condicionado e prevenir futuros danos, o utilizador do ar condicionado do veículo deve seguir algumas regras básicas.
Antes de mais, e regra geral, uma instalação de ar condicionado deverá ser verificada por um especialista cada dois anos ou 40.000 quilómetros. Depois há que respeitar alguns pontos essenciais para o seu bom funcionamento:

– Antes de ligar o ar condicionado é necessário ventilar o interior do veículo para que possa sair o calor acumulado no mesmo;
– Antes de ligar o ar condicionado, fechar sempre as janelas e o teto solar;
– Não tapar nem obstruir as saídas de ventilação. Os suportes dos telemóveis não deverão ser colocadas em frente das saídas de ventilação;
– Ao lavar o veículo, não dirigir o jato para a zona imediatamente abaixo do para-brisas, já que poderá danificar o filtro do habitáculo;
– No outono, deve vigiar as entradas de ar a fim de retirar as folhas acumuladas das árvores;
– Se a temperatura exterior é inferior a três graus centígrados, deverá desligar-se o compressor, sempre e quando a instalação não se desligue automaticamente;
– Se surgir mau cheiro do ventilador, a refrigeração for insuficiente, verificar-se um maior consumo de combustível ou o interior do para-brisas aparecer embaciado, recorra imediatamente a um especialista.

Faça você o teste

As condutas e evaporador do seu sistema de climatização necessitam de uma limpeza?
Efetue um teste rápido. Avalie você mesmo o seu sistema de climatização. Para isso basta responder às seguintes questões.

1 – O seu veículo está estacionado ao ar livre a maior parte do tempo?

2 – Conduz geralmente só em trajetos curtos?

3 – Há mais de um ano que não faz uma limpeza ao seu sistema de ventilação?

4 – Cheira a humidade no interior do seu veículo?

5 – Apaga regularmente o seu sistema de climatização?

6 – Espirra com frequência e tem os olhos chorosos quando conduz o seu carro?

Se responder “sim” a duas ou mais perguntas, está na hora de limpar o seu sistema de climatização.

Fotos: Pixabay

 

 

 

--

Uma iniciativa da: