Quer uma bicicleta e não sabe qual o modelo adequado?

Redacción Circula Seguro

1 June, 2021

Hybrid, MTB, touring, fat bike, reclinada, holandesa, de rota, dobrável, BMX, mini, cruiser… Se vai comprar uma bicicleta pela primeira vez ou vai renovar a que tem, encontrará centenas de modelos com nomes muito estranhos ou muito pouco conhecidos pelos principiantes na matéria.

Tecnologia e materiais

O mundo da bicicleta tornou-se muito mais complexo nos últimos anos. A tecnologia e os novos materiais abriram um mundo de possibilidades para adaptar as características destes veículos às necessidades dos utilizadores. E é precisamente por aí que deve começar a procurar: nas suas necessidades. Para além dos preços, nomes, caracteristicas, tamanhos, etc., são as suas necessidades, e não as modas, que o devem guiar. Estas são as primeiras perguntas que deve fazer a si mesmo antes de comprar uma bicicleta para o ajudar na sua seleção e assegurar que a sua procura por este maravilhosos veículo de transporte não se torne uma fonte de stress adicional.

Para que vou usar a bicicleta?

Talvez a utilize para se deslocar diariamente ao trabalho ou talvez a use ocasionalmente, para um passeio no seu tempo livre. Procura uma bicicleta para fazer “um pouco de tudo”, ou quer concentrar-se num tipo específico de atividade, por exemplo, “bicicleta de montanha”? O objetivo para o que utiliza este modo de transporte determinará em grande parte a sua escolha. Há várias categorias: estrada, montanha, ciclocross, hibrids, urbanas…

Nesta primeira análise, recomendamos que evite a pressa. Se fizer a sua seleção de manhã para poder sair com os seus amigos de bicicleta à tarde, é provável que acabe com a bicicleta errada.

Onde vou usar a bicicleta?

O terreno também faz diferença ao pensar em modelos: amortecimento, materiais mais leves, rodas especiais… Porém, embora exista uma ampla variedade para se adaptar ao uso da bicicleta, não pague por funções que não vai precisar. Assegure-se de que não está a ser influenciado por alguma moda ou novidade.

Com que frequência utilizarei a bicicleta?

Não é a mesma coisa se vai fazer um uso recreativo e ocasional da bicicleta que a utilizar como principal meio de transporte. É questão de avaliar o investimento que vai fazer. Para um uso ocasional, não parece muito razoável optar por um modelo sofisticado; porém, se vai pedalar todos os dias, precisará uma bicicleta com componentes de qualidade, que seja fiável e proporcione segurança extra para as suas viagens.

Qual é o seu orçamento?

Neste ponto é preciso ser muito honesto. Vai encontrar bicicletas de 200 a 12.000 euros. Se procura uma bicicleta de estrada de fibra de carbono com o melhor quadro, mas não quer pagar mais de 600 euros por ela, certamente ficará frustrado. Deixe-se aconselhar pelos profissionais e lembre-se que muitas lojas permitem testar a bicicleta (andar antes de comprar); lembre-se que nem todos os selins ou acessórios funcionam da mesma forma para todos (é normal que as lojas permitam trocar peças para ficar totalmente satisfeito): muitas lojas oferecem o serviço “fit test” para que possa saber como ajustar a sua bicicleta ao tamanho do seu corpo. Lembre-se: o seu conforto sempre vai sempre trazer maior segurança.

Tamanho e acessórios

Durante o processo de compra deve também prestar atenção ao tamanho da bicicleta, bem como a elementos como o selim, os travões ou as marchas, para evitar lesões e obter o melhor desempenho.

E, claro, não esqueça de todos os acessórios de segurança que o protegem, independentemente do modelo a escolher. Capacete, campainha, luzes e colete de segurança. E sobre este ponto, recomendamos, que não poupe. Feliz compra, feliz passeio!

--

Uma iniciativa da: