As condições meteorológicas adversas podem comprometer até o condutor mais experiente. Por isso, é importante não ser excessivamente confiante, consultar as previsões meteorológicas antes de iniciar uma viagem e confirmar que três elementos essenciais estão em bom estado. Os pneus, o primeiro deles. A aderência é reduzida nos meses de inverno e é por isso que devem estar sempre prontos para o inverno, como mostrado neste infográfico. O segundo: os sistemas de iluminação, como a visibilidade também diminui; e, em terceiro lugar, a manutenção do para-brisas, já que é crucial para assegurar uma excelente visão. Para que possa evitar riscos, aqui pode aprender a conduzir em condições adversas e, para além, oferecemos estas recomendações:
NEVOEIRO
Luzes: usar luz de nevoeiro. Luzes traseiras, apenas quando o nevoeiro é muito denso e a visibilidade é reduzida a cerca de vinte metros. Não use luz alta porque pode ofuscar outros veículos e a si próprio devido ao efeito do brilho da luz.
Distância de segurança: fundamental aumentar esta distância em relação ao veículo da frente.
Velocidade ao reduzir, terá mais tempo para adaptar o seu campo de visão. Guiar-se pelas marcações da estrada: as linhas que delimitam a estrada e a faixa de rodagem em que está.
Parar: quando a visibilidade é muito fraca, procurar um lugar seguro para parar, de preferência numa área de serviço ou uma localidade próxima. Nunca na estrada! Lembre-se que, se o nevoeiro for muito espesso, os sistemas ADAS podem não funcionar.
CHUVA
Distância de segurança: as primeiras gotas são as mais perigosas, pois tendem a produzir um barro na estrada, particularmente escorregadio. Aumente a distância de segurança para evitar ser obstruído por uma cortina de água do veículo da frente que diminua ainda mais a visibilidade.
Visibilidade: desembaçar o vidro, dirigindo o ar condicionado ou aquecimento (de preferência) para o vidro da frente, e ligar o aquecedor do vidro traseiro. Nunca desembaçar o vidro com a mão!
Aquaplanning: um condutor pode perder o controlo do seu veículo com apenas sete centímetros de água no asfalto. Para evitar isso, primeiro, faça-se visível; alivie suavemente o acelerador; segure firmemente o volante sem fazer movimentos bruscos e aplique o travão, caso necessário. O ABS evitará o bloqueio das rodas ao travar, permitindo controlar o veículo, enquanto trava.
No caso de tromba-d’água: parar o veículo na faixa de paragem, ligar as luzes de perigo. Se estiver numa zona de fácil inundação, cruzamento sob a estrada ou curso d’água, não entre ou atravesse. Não atravessar uma grande poça, já que pode ser mais profunda maior do esperado.
NEVE
Informe-se: a neve é um fenómeno atmosférico muito previsível, o melhor é não pegar o carro e esperar. Se necessita viajar obrigatoriamente, lembre-se:
- Luzes ligadas: em caso de nevasca é obrigatório ligar a luz de cruzamento. Se o veículo tiver luz de nevoeiro dianteira, também é aconselhável ligá-la.
- Aderência: os primeiros flocos de neve são os mais perigosos, já que formam uma pasta escorregadia quando a neve e os detritos da estrada se misturam. Verifique com que tipo de pneus o seu veículo está equipado e leve um conjunto de correntes.
- Conduzir de forma suave: e progressiva sem brusquidão. Não supere 80 Km/h e mantenha uma velocidade constante.
- Rotas: Em caso de pouca neve, é melhor conduzir fora dela, mas paralelamente ao seu percurso. Em caso de neve intensa, é aconselhável conduzir em rotas deixadas por outro veículo.
- Utilize óculos de sol: a combinação de sol e neve pode impedir a visibilidade.
- Conduza pela direita: em estradas com duas ou mais faixas em cada direção. Lembre-se de deixar livre a faixa esquerda e conduzir em comboio para permitir a passagem de veículos de emergência.
- Atenção à sinalização: não percs de vista os avisos dos painéis de mensagens variáveis e siga as indicações dos agentes de Trânsito.
GELO
Máxima precaução: o gelo na estrada não sempre é visto com facilidade. Atenção às baixas temperaturas e zonas sombreadas, como túneis, pontes e valas com árvores.
Placas de gelo: diminua a velocidade, segure o volante sem o mover de forma brusca para não perder o controlo, não pisar o travão ou o acelerador para que o veículo deslize sobre a placa e possar passar. Utilize velocidades baixas e mantenha-se calmo.
Normalmente, o veículo recupera a sua estabilidade quando os pneus recuperam a aderência na superfície da estrada e poderá recuperar novamente o controlo total do veículo.
VENTO
Vento lateral: é o mais perigoso, já que pode deslocar a trajetória do veículo e até causar a saída da estrada ou capotagem.
Agarre com mais força o volante: o efeito do vento aumenta ao sair de zonas abrigadas a zonas desprotegidas, por exemplo, depois de ultrapassar um camião ou sair de um túnel.
Mais atenção: cuidado com os objetos que podem cair na estrada: como ramos, árvores, lixo, etc. Com vento, atenção “extra”.