Acabamos de iniciar o horário de outono-inverno, as temperaturas começam a cair e, à nossa volta, as cores ocres, amarelas e avermelhadas nos recordam-nos que estamos totalmente instalados numa das alturas mais difíceis do ano para a condução. Por isso, vamos rever alguns pontos-chave a ter em conta nos dias de outono, quando as nuvens e a água podem dificultar a condução, especialmente em termos de visibilidade.
As 3 V
Condução em nevoeiro: a chave para conduzir nesta condição meteorológica perigosa é respeitar a chamada regra das 3V: (Visibilidade, Veículo da frente e Velocidade). Esta regra significa que se, por exemplo, só conseguirmos ver até 50 metros à nossa frente, devemos deixar a mesma distância com o carro da frente e, para além, não exceder a velocidade de 50 quilómetros por hora. Esta regra simples é a forma de assegurar que, numa emergência, a distância de travagem será suficiente para evitar o risco de colisão.
Sabe como utilizar as luzes de nevoeiro?
O nevoeiro torna a visibilidade muito difícil porque os nossos olhos têm que ver através de uma infinidade de pequenas gotas de água. Por isso é tão importante utilizar as luzes de nevoeiro. As traseras têm maior intensidade e menor dispersão, o que significa que, apesar das condições que dificultam a visibilidade, outros utentes da estrada podem ver-nos corretamente e adaptar a sua condução. As luzes da frente, no entanto, são dirigidas para baixo e mais perto, para que possamos ver corretamente o que está diretamente à nossa frente, e o seu feixe é mais intenso que a do feixe de cruzamento.
No entanto, devemos lembrar que a luz de nevoeiro, quando não há nevoeiro nem chuva, é bastante deslumbrante, por isso, se forem ligadas, estamos a perturbar e menso a pôr em perigo outros condutores. Podem perder visibilidade durante alguns segundos devido ao brilho produzido, com o risco de segurança associado. Uma boa maneira de saber que é altura de desligar é se for perturbado pela luz de nevoeiro traseira do veículo da frente: se é desconfortável para nós, é também para o condutor atrás de nós.
Lembre-se que a luz de nevoeiro da frenteacende apenas em três casos.
- Primeiro, que deve haver nevoeiro, e quanto mais espesso for, mais importante é utilizar a luz.
- Segundo, quando há chuva intensa, neve, nuvens de pó ou fumo.
- Terceiro, ao conduzir à noite por uma estrada estreita, com curvas de pouca visibilidade (com o correspondente sinal de curvas perigosas), podemos utilizar as luzes de nevoeiro.
Relativamente à luz de nevoeiro traseira:
As luzes de nevoeiro traseiras apenas devem ser ativadas em nevoeiro muito denso, quando a visibilidade pode ser reduzida para cerca de vinte metros. Ao ter estas luzes ativadas, avisaremos os outros veículos da nossa presença. Também ajudam outros carros a perceber o traçado da estrada.
Feixe alto
Não ligar o feixe alto, “longos”, com nevoeiro: as gotas de água suspensas no ar que formam este fenómeno farão o feixe ricochetear, o que é conhecido como efeito espelho, pelo que será ainda menos visível com elas.
Não esquecer do limpa-para-brisas
Não adianta ter as melhores luzes de nevoeiro se não verificar o estado dos seus limpa-para-brisas. Conduzir com os limap-para-brisas em mau estado significa, segundo os especialistas, uma perda de visibilidade entre 20 e 30%. Devem ser substituídos uma vez por ano e o outono, por ser a estação de chuvas fortes, é a altura mais aconselhável para o fazer. Os vidros devem estar limpos, pois isto torna mais difícil o embaciamento. Dirigir o aquecimento para os vidros é outra medida para evitar o embaciamento.