Quando chega a noite

Redacción Circula Seguro

4 de Fevereiro de 2022

Durante a noite, ocorrem menos acidentes, mas tendem a ser mais graves. Noventa por cento dos dados que um condutor necessita são obtidos através da visão, e à noite o olho sofre um importante déficit de informações, suficiente para reduzir a capacidade visual do condutor 20% em comparação com a condução diurna, bem como a sua capacidade de perceber as distâncias e os campos de visão. Por isso, oferecemos um decálogo que pode ajudar a tornar a condução noturna bem mais segura:

1. Em primeiro lugar, lembre-se de ligar as luzes de cruzamento pelo menos uma hora antes do pôr do sol. Lembre-se que as luzes altas são para utilização na estrada, quando não há veículos na nossa mesma direção ou contrária. Desta forma, não causamos ofuscamento.

2. Assegure-se que os sistemas de iluminação do veículo funcionam corretamente. Lembre-se que ao realizar viagens noturnas com frequência, é recomendável ter tecnologias de iluminação avançadas: faróis inteligentes, de xénon ou LED, visão noturna por infravermelhos, etc. Certifique-se de que a altura dos faróis está bem ajustada, tanto para oferecer uma boa visibilidade como para evitar perturbar os outros condutores.

3. A limpeza dos vidros traseiros e para-brisas não apenas é importante para garantir uma boa visibilidade durante o dia, mas também é de especial importância para a condução noturna, já que evita reflexos.

4. Evite conduzir com a luz interna ligada, já que provoca um maior contraste entre o interior e o exterior e diminui a visão. Não olhe diretamente para as luzes dos outros veículos: isto pode provocar ofuscamento. Nesse caso, diminua a velocidade o máximo possível e mantenha-se calmo.

5. Se começa a bocejar, custa fixar o olhar ou sente-se cansado, não é tédio. Provavelmente está a começar a sentir sintomas de sonolência. A qualquer sinal de lágrimas, fadiga ocular, sonolência ou comichão nos olhos encontre um local seguro onde parar o carro e descansar antes de continuar a sua viagem. Para ajudar a evitar o sonho, preparamos este infográfico com os fatores que favorecem a sonolência.

6. Aumentar a frequência de vigilância dos espelhos, levar o compartimento bem ventilado e tentar ouvir música que não o distraia da condução, ajuda a evitar o sono.

7. Durante a condução noturna é preciso adaptar a velocidade às condições de iluminação da estrada. Se a estrada é muito escura, diminua a velocidade e aumente a distância com o veículo da frente apenas o suficiente para dar tempo para reagir e parar o veículo sem problemas.

8. Realize a viagem descansado. Em qualquer caso, sempre durante uma viagem noturna é aconselhável realizar paragens de descanso a cada hora ou hora e meia.

9. É fundamental garantir a visão do condutor com controlos periódicos, pelo menos uma vez por ano, com um oftalmologista. Lembre-se que se temos qualquer problema visual, por exemplo, a miopia, é agravado durante as horas de menos luz. A precisão visual em condições de pouca diminui 20%. De facto, no escuro, temos mais dificuldade em apreciar a velocidade ou o movimento. Para além, os objetos escuros não são visíveis.

10. Tente utilizar estradas bem iluminadas e em bom estado para as suas vaigens noturnas, de preferência autoestradas ou estradas.