Quanto tempo vai esperar para obter a sua carta de condução?

 Tem noção de quais são os tempos de emissão das Cartas de Condução no nosso país?  O Instituto de Mobilidade e Transportes presta essa informação.
A carta de condução tem de ser tirada em escolas de condução, as quais têm a missão de dar as aulas de preparação e inscrever os alunos nos exames necessários, teóricos e práticos, para obter a carta.

Os candidatos a tirar a carta precisam de ter 28 horas de código e 32 de condução para a categoria B (que habilita à condução de ligeiros de passageiros). O tempo que demorará a concluir este processo depende da frequência a que se assistem as aulas e da evolução da aprendizagem do aluno.

O exame de código só pode ser marcado/requerido após ter concluído pelo menos metade das aulas práticas obrigatórias, ou seja 16 horas de instrução prática/condução, e as 28 horas de código obrigatórias.

Uma vez obtida a aprovação no exame prático de condução, os futuros condutores têm depois de esperar que lhe seja emitido o documento da carta de condução.

Quanto tempo tem de esperar?

O Instituto de Mobilidade e Transportes é a entidade a quem foi legalmente atribuída a competência de definir as condições da emissão, revalidação, troca e apreensão de títulos de condução e certificados profissionais, entre outras.

Este organismo público esclarece quais os tempos de emissão de Cartas de Condução, desde janeiro de 2017.

Da leitura da informação percebe-se que esse tempo pode chegar no extremo a 48 dias (como sucedeu este ano em julho, devido a uma greve dos serviços da Imprensa Nacional – Casa da Moeda), sendo o mais comum andar à volta de 12 dias (no Balcão do IMT) 15 dias (IMT Online) e 25 dias (parceiros do IMT).

 

Confira como têm sido os tempos de espera desde 2017, até novembro de 2019.

Fonte: IMT

Foto: Max Pixel