O mais comum é conduzir em estradas que já conhece ou que utiliza de forma bastante frequente. Sabe quais as saídas a tomar, quando mudar de faixa, se há ou não congestionamento e a que horas, se há buracos ou danos visíveis na estrada… Todas estas informações permitem conduzir com uma sensação de segurança que não sente quando em estradas completamente desconhecidas, quando leva o carro para um novo destino de férias, numa escapadela de verão ou numa viagem de negócios, por exemplo.
Vai conduzir em estradas completamente desconhecidas? O importante é manter a calma e a confiança na sua condução. Na verdade, se prestar atenção aos sinais e seguir as normas de trânsito, as estradas não variam muito de uma para outra. Não perca estas recomendações:
1. Planeie a sua viagem e tenha tudo pronto no GPS antes de sair. A sensação de perder-se faz sentir-se inseguro ao volante, o que não é recomendável. Em todo o caso, se isto acontecer, não perca a calma.
2. Em caso de perda, mantenha a calma. Saia do trânsito, pare e consulte para saber como voltar à pista e seguir o seu caminho. Lembre-se que os habitantes locais podem dar os melhores conselhos.
3. Seguir as indicações dos painéis de informação e dos sinais de trânsito. Um dos pontos mais importantes é o cumprimento das regras de trânsito.
4. Conduz a uma velocidade adequada às circunstâncias da estrada e respeite os limites máximos e mínimos. Deve ter uma velocidade que permita reagir aos imprevistos, ler sem problemas os painéis de informação e visualizar os sinais. Deve ser capaz de tomar decisões sem pôr em risco os outros utilizadores.
5. Com a ajuda do copiloto, pode antecipar as decisões a tomar, por exemplo, qual a saída a tomar ou se existe uma estação de serviço perto. A sua assistência é uma grande ajuda na consulta do GPS e na sua utilização. Lembre-se que não pode utilizá-lo enquanto conduz.
6. Não se distraia, ou seja, não tente manipular o GPS ou pegar o telemóvel. Pode ter conversas tranquilas ou ouvir música, mas tenta que não o distraiam do mais importante que está a fazer, que é conduzir.
7. Não realize manobras inadequadas. É mais correto desviar-se se passar a saída do que fazer uma manobra incorreta que pode levar a sofrer um acidente de trânsito.
8. Aumentar a distância de segurança com os veículos da frente. Desta forma, terá mais tempo para ver os sinais e reagir a acontecimentos imprevistos.
9. Tentar sempre permanecer contactável. O telemóvel deve ter sempre uma bateria e um carregador para o caso de ser necessário.
10. Aumentar o cuidado nas estradas secundárias onde pode ser frequentes animais na estrada e onde as condições particulares exigem um cuidado extra.
Não tenha medo das estradas desconhecidas. Respeite sempre as regras e mantenha a calma. Desfrute do novo percurso.