Embora ainda não regulamentado em Portugal, já está a ser comercializado. O sinal V-16 é uma excelente alternativa para evitar os acidentes de trânsito. A Espanha é o primeiro país europeu onde será obrigatório a partir de janeiro de 2026. O Luxemburgo, por exemplo, onde a utilização de triângulos já foi eliminada, avalia positivamente a iniciativa espanhola e os outros países seguirão com interesse os resultados da experiência no país vizinho.
Nomeadamente, é mais que provável que esta medida seja gradualmente adotada em todos os países europeus.
Em caso de avaria ou acidente, o condutor deve vestir o colete de emergência e sair do veículo para colocar os triângulos. Em Espanha, isto já não é necessário se o acidente ocorrer numa autoestrada ou estrada com duas faixas, como é o caso no Reino Unido. Aqui já não é necessário colocar nada, mesmo que ainda não tenha o sinal V-16, que ainda não é obrigatório mas pode ser utilizado em vez dos triângulos. Informações valiosas para quem planeia viajar para Espanha este verão ou que circulam regularmente nas suas estradas.
Este sinal luminoso ainda não está regulamentado no quadro normativo português, portanto, não substitui legalmente os triângulos de emergência em caso de avaria ou acidente. Pode ser colocado como uma ajuda mais para tornar o veículo mais visível.
Menos acidentes, menos mortes
Tanto as auto-estradas como as vias rápidas se caraterizam pela sua elevada intensidade de trânsito e, para álem, pela alta velocidade a que os seus veículos podem circular, com uma velocidade máxima não inferior a 120 km/h.
Esta medida tem por objetivo limitar ao máximo a presença e a circulação de peões nas auto-estradas e vias rápidas. Muitos deles esperam na faixa de rodagem, tentam reparar o veículo avariado ou, tal e como era obrigatório, saem do veículo para colocar e retirar os triângulos.
Os impactos superiores a 30 km/h aumentam a probabilidade de lesões graves ou mesmo de morte. De acordo com o relatório ‘Segurança dos Peões’, da OMS (Organização Mundial de Saúde), a partir de 80 km/h é praticamente impossível sobreviver a um acidente.
Quais são as vantagens de tomar esta medida?
Os triângulos de emergência continuam a ser obrigatórios em Portugal. No entanto, ter o sinal V-16 pode ajudar a aumentar a visibilidade, especialmente à noite.
Uma das suas vantagens é não ser necessário sair do veículo para o colocar. Basta colocar o braço fora da janela do veículo e colocá-lo no tejadilho, na parte mais alta.
Para além, a sua cor amarela torna-o particularmente brilhante e é visível a cerca de 1000 metros, cobrindo um ângulo de 360 graus, pelo que não importa se a estrada é de sentido único ou duplo.
Outra vantagem é que estes dispositivos podem oferecer conetividade. Em caso de emergência, permite que os outros utentes da estrada saibam a localização do veículo avariado ou danificado graças ao seu sistema de geolocalização. Especificamente, os outros condutores poderiam ver através de painéis de informações variáveis, pelo seu navegador e no futuro pelos sinais V27. Isto minimiza o risco de impacto ou acidente.