Conselhos para conduzir com neve

Redacción Circula Seguro

9 de Janeiro de 2023

A neve é um dos maiores espetáculos da natureza no inverno, mas, ao mesmo tempo, também causa muitos problemas de trânsito nesta altura do ano. Para evitar sustos é conveniente lembrar-se de regras muito básicas.

Antes de sair

  • Informe-se sobre a previsão meteorológica: geralmente, a neve é um fenómeno atmosférico muito previsível, pelo qual, quando os meteorólogos prevêem seu imediato aparecimento, o melhor é deixar o carro e esperar até melhorar as condições. Se não há escolha e tem que viajar, cuidado e lembre-se que a aderência dos pneus no asfalto diminui consideravelmente.
  • Luzes ligadas: em caso de nevasca é obrigatório ligar a luz de cruzamento. Se o veículo tiver luz de nevoeiro dianteira, também é aconselhável ligá-la. Apenas no caso de forte nevasca, devemos ligar a luz de nevoeiro traseira, e apagar todas quando a neve deixe de cair.
  • Os primeiros flocos de neve são os mais perigosos, já que formam uma massa escorregadia quando neve e detritos da estrada se misturam.

Durante a viagem

  • Conduzir de forma suave: A condução sobre neve e gelo requer que todas as ações do condutor sejam realizadas de maneira progressiva e tranquila. Tente circular sem superar os 80Km/h e mantenha uma velocidade constante, evitando aceleração e travagem bruscas.
  • Atenção às rotas: Em caso de pouca neve, é melhor conduzir fora dela, mas paralelamente ao seu percurso. Em caso de neve intensa, é aconselhável conduzir por rotas deixadas por outros veículos.
  • Utilize óculos de sol: Com a combinação de sol e neve pode existir um alto nível de reflexo que pode dificultar a visão. Utilize óculos de sol homologados e certificados para condução, se polarizadas muito melhor. Verifique se as lentes se adaptam à intensidade da luz. São mais confortáveis para conduzir e menos fadiga ou stress.
  • Em estradas de dois ou mais pistas por sentido de circulação, lembre-se deixar livre a pista esquerda e cnduzir em fila, isto é, um veículo atrás de outro, para permitir a passagem de veículos de conservação de estradas, veículos para retirar a neve e emergências.
  • Preste atenção à sinalização nos painéis de mensagem variável e às indicações dos policiais de trânsito.

Correntes

Mesmo que o mais aconselhável é levar pneus certificados para inverno (de inverno ou de qualquer altura), para conduzir de forma esporádica a áreas com neve e o seu veículo não tem esses pneus, deve ter correntes e utilizá-las apenas quando há neve no pavimento. Comprove a etiqueta do seu pneu para escolher o modelo mais adequado às suas necessidades (consumo, temperaturas, comportamento no molhado, eficiência, comodidade, emissões, ruídos, etc.). Será necessário colocar as correntes no eixo motriz do veículo, ao menos numa roda da cada lado. Pratique como colocar as correntes antes de que seja necessária a sua utilização. Tem em conta que depois com os dedos frios e a neve é bem mais complicado e podemos bloquear a pista.

Após colocá-las, devemos manter uma velocidade máxima de 10 Km/h para adaptar-se ao pneu. Depois não deve ultrapassar os 30-50 km/h (conforme o tipo de correntes) já que podem arrebentar ou deteriorar o pneu. Cuidado ao conduzir com correntes quando não há neve, já que isso pode danificar o asfalto e o veículo e as correntes podem quebrar. Isto sucede nos túneis, pelo que é necessário tirar as correntes antes de atravessar um túnel ou zona sem neve e colocá-las novamente depois com neve. Informe-se antes de viajar já que em alguns túneis é proibida a sua utilização pelo risco ao colocar e tirar várias vezes, apenas é permitido conduzir com pneus certificados para inverno.

Lembre-se que as correntes apenas devem ser colocadas com neve na pista, caso contrário também podemos receber uma coima.

Outros tipos de correntes

As de tecido estão elaboradas com um tecido reforçado que se adapta como uma luva ao pneu. São fáceis de montar e não excessivamente caras, porém não estão pensadas para distâncias muito longas e se deterioram com mais facilidade que as metálicas. Devem ser lavadas após cada uso.

Outra possibilidade são as bridas de nylon colocadas junto às lhantes e as de tipo rede ou aranha semiautomáticas.

É importante saber que as correntes há que colocar nas rodas adequadas. Desta forma, num veículo com tração dianteira, as correntes devem ser montadas nas rodas dianteiras; num veículo de tração traseira, nas traseiras; e numa tração total, nas dianteiras, já que são com as que dirigimos o carro e devem ter mais tração e direção.

Além deste sistema para melhorar a segurança e poder conduzir é aconselhável levar uma lanterna no porta bagagens, uma manta, botas de neve, luvas e algo para comer e beber.

Coimas

A lei não obriga a levar correntes no veículo, mas se um sinal na estrada ou um policial exigem o seu uso, deverá colocá-las ou, caso contrário, deter o carro ou dar meia volta. A coima por não levar as correntes quando é obrigatório pode chegar aos 200 euros.