Utiliza o automóvel para ir e voltar da praia? Se precisa do veículo para ir e desfrutar dum dia de praia, é importante que tome uma série de medidas para evitar acidentes. Lembre-se que a prevenção e a segurança são indispensáveis no transporte, também no verão.
Com o fato de banho, mochila de praia preparada, geladeira portátil cheia, insufláveis, toalhas prontas… Está pronto para desfrutar do mar, brisa e areia. Contudo, antes deve conduzir até a praia desejada ou essa enseada escondida. Lembre-se destes conselhos ao utilizar o automóvel:
1- Coloque tudo de forma correta, ou seja, não leve os insufláveis cheios se não entram no compartimento de bagagem. Tudo deve ir no compartimento de bagagem, de tal forma que fique separado fisicamente dos passageiros.
2- Não conduza vestido apenas com o fato de banho. Utilize roupa adequada que evite o contacto direto do cinto com a pele. Em caso de acidente ou travagem brusca, o cinto pode queimar a pele. Para além, devemos conduzir com o calçado adequado. De preferência, um sapato fechado com sola ergonómica. Deixo os chinelos no comportamento de bagagem e troque de roupa a chegar.
3- Sempre ajustar o cinto de segurança e as crianças de menos de 1,50 metros devem ir com o correspondente sistema de retenção infantil autorizado e adaptado ao seu tamanho. O regulamento apenas obriga até 1,35 metros de altura, mas é recomendável aumentar o seu uso até os 1,50 metros, momento no que o cinto de segurança dos adultos serve perfeitamente.
4- Escolha a rota mais segura para ir e voltar da praia. Evita as estradas que estejam em pior estado. Por exemplo, no caso de enseadas escondidas, pode ser necessário conduzir por pistas pouco ou mal mantidas. Algumas podem estar inclusive sem asfaltar. Tente ir por estradas principais, estacionar o veículo numa área adequada e andar o resto do caminho quando pode ser feito de forma segura. É importante não assumir riscos e aludir à responsabilidade individual da cada um. Tome decisões racionais.
5- Precaução em estradas secundárias. Muitas destas estradas são caminhos convencionais, ou seja, têm faixa única, normalmente estreita. Para além, há passagens e cruzamentos ao mesmo nível e há acessos a terrenos vizinhos. Para além, os traçados destas vias são mais antigos e costumam ter muitas curvas e, portanto, oferecem uma pior visibilidade. Pode ser necessário invadir a faixa contrária para ultrapassar e pode ter maior presença de animais.
6- Evite as distrações por muito curto que seja a viagem ou mesmo que esteja muito seguro. Toda a atenção deve estar na estrada.
7- Atenção aos ciclistas, utentes de trotinete elétrico, motociclistas e peões. Normalmente as zonas de praia têm uma alta presença de utentes vulneráveis.
8- Conduza de forma responsável e cumprindo sempre com a lei da estrada.
9- Limpe-se bem antes de sentar-se no carro. Desta forma cuida do seu carro e irá sentir-se mais confortável. É complicado concentrar-se na condução quando está pegajoso ou cheio de areia.
10- Faça a revisão do veículo com frequência. O sal, a areia e as altas temperaturas podem favorecer a corrosão e que determinados elementos se deteriorem de forma prematura, principalmente se o carro está estacionado perto da praia. Por isso, é aconselhável fazer a revisão do veículo com frequência para garantir as suas perfeitas condições.
Coloque estas recomendações em prática e desfrute do seu veículo e do verão.