Frio e combustível: não deixe que o consumo do seu carro no Inverno o deixe gelado

Redacción Circula Seguro

10 January, 2022

As temperaturas extremas, tanto quentes como frias, afetam o funcionamento do nosso veículo. Mas, para além das avarias que podem ocorrer devido a esta causa, vamos concentrar-nos num factor que, independentemente de termos preparado bem o nosso veículo para as baixas temperaturas, nos vai sempre afetar: o aumento do consumo de combustível. Porque os carros consomem mais durante o Inverno?
A verdade é que em certos testes de condução verificou-se que o consumo de combustível pode aumentar em 10-15% quando conduzimos a temperaturas próximas a zero grau. Há várias razões que explicam este aumento:

Funciona mais do que é habitual

Em primeiro lugar, o motor precisa de mais tempo para aquecer e atingir a temperatura ideal, o que significa um aumento do consumo nos primeiros instantes de funcionamento, em comparação com outros períodos do ano.

Mas as baixas temperaturas não afetam apenas o motor. O frio reduz a eficiência das baterias, o que juntamente com um maior consumo de energia (vidros e espelhos, bancos aquecidos, etc.) significa que o alternador tem de trabalhar mais do que o normal para produzir a energia elétrica necessária para o carro.

Óleo

Também é difícil para o óleo atingir a temperatura perfeita e as suas propriedades lubrificantes também diminuem com o frio, pelo que o atrito das peças do motor também aumenta imediatamente após o arranque. Isto significa mais resistência ao movimento e, portanto, mais energia. Conclusão? É necessário mais combustível. Por isso, é muito importante utilizar sempre o óleo recomendado pelo fabricante e realizar os trabalhos de manutenção necessários em intervalos regulares.

A gasolina

O tanque de combustível também sofre os efeitos do Inverno, já que o ar mais húmido e frio está mais que no Verão e pode condensar no interior do tanque e contaminar o combustível, o que pode provocar graves falhas no sistema de abastecimento do motor. A solução: não deixar baixa a reserva de combustível e, se possível, certificar-se de que o carro passa as noites num local protegido.

Pneus

Os pneus são outro elemento que também sofre com o tempo frio, o que significa que tem de visitar a estação de serviço com mais frequência nos meses mais frios. Não podemos esquecer que o ar dentro dos pneus também arrefece, causando a diminuição da pressão nos pneus. Quando a pressão não é adequada, o atrito com o solo aumenta, o que significa um aumento do consumo de combustível. Por isso é muito importante verificar a pressão e o estado dos pneus ainda mais frequentemente durante os meses de Inverno.

O anticongelante

Também é muito importante estar atento ao líquido refrigerante/anticongelante, pois é o elemento que impede o circuito de arrefecimento de congelar se as temperaturas atingem 0º C ou abaixo.

--

Uma iniciativa da: