Proteja o seu carro do frio

Redacción Circula Seguro

29 November, 2021

As primeiras tempestades de frio e neve estão a chegar e estamos a preparar-nos para receber o inverno: enchemos o armário com roupa quente, alteramos o nosso menu diário, pratos de colher mais consistentes, verificamos o sistema de arrefecimento da nossa morada, porém e o carro? Já parou para pensar que o seu veículo também precisa de algumas adaptações para evitar problemas com as baixas temperaturas?

Aqui oferecemos uma lista de coisas que deve verificar no seu veículo durante o tempo frio:

  • Líquido anticongelante: este líquido protege o motor contra a corrosão e a geada, bem como o arrefece quando necessário. É importante mantê-lo sempre pronto porque as suas propriedades anticongelantes se perdem com o tempo. O normal é substituí-lo a cada dois anos, embora existam algumas marcas que duram mais tempo. Visite a sua oficina e peça para verificar o ponto de congelação do anticongelante e substituí-lo caso necessário.
  • Bateria: é um dos elementos que mais sofrem no inverno. As baterias funcionam pior com o frio e são também obrigadas a trabalhar mais nesta estação: limpa para-brisas, vidros e assentos aquecidos aquecimento, luzes, etc. O que pode fazer para garantir que o veículo está em perfeitas condições? Limpar bem os extremos, apertar corretamente e verificar o eletrólito e o nível de carga da bateria.
  • Pneus: sabe se tem os pneus adequados para o tempo frio? É muito importante usar pneus de inverno ou pneus considerados para todas as estações. O perfil especial dos pneus de inverno oferece significativamente mais aderência na neve, gelo ou lama do que os pneus de verão ou normais.
  • Lâminas para-brisas: é um bom momento para verificar o estado das lâminas e substituí-las caso necessário. As lâminas mal conservadas podem riscar o vidro e obstruir a sua visão.
  • Verificar as luzes: Na estação mais escura do ano, é especialmente importante ver bem e ser visto de forma clara. Verificar se todas as luzes funcionam corretamente.

“Kit contra o frio”

Para aém de todos estes pontos a verificar, pode preparar um “kit” para transportar no seu carro com alguns elementos que podem tirar de mais de um problema durante o inverno.

  • Raspador: ajuda a remover o gelo do para-brisas no inverno. Também pode colocar um pedaço de cartão sobre o vidro durante a noite. Lambre-se que também existem anticongelantes disponíveis no mercado.
  • Líquido anticongelante para fechaduras: é verdade que na maioria dos carros as portas são abertas através de um telemando; o problema é que quando os telemandos falham no inverno, às vezes, as fechaduras congelam e não podemos abrir as portas. Para evitar isto, existem sprays lubrificantes anticongelantes.
  • Manta: imagine que sofre uma avaria e tem de esperar pela assistência com o motor desligado. Esperar dentro do carro com uma manta para o proteger do frio fará com que a espera seja mais suportável.
  • Correntes: se não tiver pneus de inverno, leve sempre correntes no porta-bagagens. Nunca sabemos quando podemos ser apanhados por uma tempestade. O uso de correntes pode fazer a diferença entre passar ou não passar numa estrada que o pode levar para casa.
--

Uma iniciativa da: