A segurança é o elemento fundamental a ter em conta ao andar em qualquer tipo de veículo. No entanto, no caso das bicicletas e trotinetas, a importância de sistemas de segurança eficazes aumenta consideravelmente: as estatísticas indicam que as lesões cerebrais são as mais frequentes entre os ciclistas que perdem a vida nas estradas.
Danos irreversíveis
De facto, os investigadores explicam que o cérebro é o órgão mais crítico no caso de trauma, já que os danos neste órgão, físicos ou psicológicos, são mais frequentemente irreversíveis. Mas, as investigações vão ainda mais longe: há anos sabemos que existem outros tipos de danos causados por uma rotação violenta da cabeça, por exemplo, em caso de forte desaceleração. Nestes casos, estas mudanças bruscas de velocidade podem causar rupturas internas no cérebro.
Uma vez conhecidos os riscos, é hora de enfrentá-los “de frente”: as consequências de quedas ou impactos podem ser consideravelmente reduzidas com o uso do capacete. A nova Lei de Trânsito torna obrigatório o uso de capacete para os utilizadores de veículos de duas rodas e há muitos municípios que já incluem nos seus estatutos a obrigação de que os condutores de entregas de mercadorias e alimentos utilizem este elemento de segurança.
A eleição mais adequada
Mas o que deve procurar ao escolher um capacete? Abaixo, alguns pontos fundamentais a ter em conta para fazer a escolha certa:
- Em primeiro lugar, o tamanho. É fundamental escolher o que melhor se adapta à sua cabeça. Para isso, deve medir o contorno da sua cabeça com uma fita métrica. Normalmente, os fabricantes especificam os centímetros de circunferência da cabeça que equivalem a cada tamanho.
- Quando se coloca o capacete, deve ficar bem na cabeça. Não deve apertar, nem deve “dançar” na sua cabeça. Quando experimentar, deve ajustar bem as correias à volta das orelhas e também debaixo da mandíbula, para ter alguma resistência ao abrir a boca.
- Se usar óculos, é importante colocar o capacete antes dos óculos, para que fique acima das correias. A razão é simples: se cair, os óculos voarão e evitará danos no rosto e olhos devido às lentes.
- Embora todos os capacetes aprovados cumpram os requisitos de segurança comuns, existem duas “famílias” principais:
- Por um lado, existem capacetes com estrutura de plástico duro ABS: neste tipo de capacete, a parte interior é fabricada em poliestireno expandido espesso (EPS). É um capacete fechado, redondo, sem aberturas e com pouca ventilação;
- Por outro lado, estão também disponíveis no mercado capacetes de policarbonato: neste caso, a estrutura de policarbonato é ligada ao EPS interno por pressão e temperatura. É um capacete mais leve com melhor ventilação. A vantagem sobre os capacetes de plástico duro é que são mais absorventes aos choques.
- Sejam capacetes de plástico ou de policarbonato, o compromisso dos fabricantes com a segurança envolve também o uso de tecnologia: ainda a um preço elevado, os capacetes inteligentes incorporam características tecnológicas que aumentam a segurança dos pilotos e também incluem melhorias relacionadas com a ligação e o uso da Internet para receber informações sobre a condução. Realidade aumentada, câmaras, sensores, sistema SOS de deteção de quedas e acidentes, visão 360º, indicadores e luz de travagem, anti-roubo, assistente de comando de voz e mãos livres para atender chamadas sem ter que largar o guiador são algumas das características que já pode encontrar no mercado. Para além, são resistentes à chuva, frio e sol extremo.
Ao andar de bicicleta ou trotineta, informe-se, tenha muito cuidado e respeite os outros utentes da estrada. Siga o nosso recomendações e verá como a convivência com peões e outros veículos será saudável e segura.