Portugal situa-se na penúltima posição em relação a outros países da UE no que diz respeito à utilização da bicicleta, e quer inverter esta situação numa década. Graças à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável para 2030, Portugal pretende reduzir as emissões de CO2 do transporte em 14% e os acidentes com peões e ciclistas em 50%. Também quer aumentar 7% a utilização da bicicleta e ampliar a rede de ciclovias em 8.000 quilómetros. A estratégia visa que os alunos da escola primária aprendam a andar em bicicleta no horário escolar como parte das aulas de Educação Física, o plano inclui também a construção de ciclovias nas cidades com trânsito mais congestionado para permitir que a população possa ir de bicicleta ao trabalho.
Mais felizes, menos stressados
É evidente que a bicicleta como meio de transporte oferece muito mais vantagens que o carro. Nesta linha, um estudo da Universidade de Copenhaga concluiu que as pessoas que utilizam a bicicleta para ir para o escritório durante 30 minutos por dia perderam mais peso do que aquelas que passaram mais de meia hora a fazer exercícios durante o mesmo número de dias; outro estudo da universidade de Clemson nos EUA concluiu, através de 13.000 questionários, que as pessoas que utilizavam a bicicleta como meio de transporte regular eram mais felizes e menos stressadas.
No entanto, para poder avançar na utilização generalizada da bicicleta para ir ao trabalho, é necessário avançar em aspetos relacionados com horários de trabalho flexíveis ou com a promoção de ajudas ou reconhecimento para as pessoas que optam por substituir o carro pela bicicleta. Em alguns países europeus existem certificações da UE que reconhecem a empresas que mostram uma sensibilidade especial para a promoção da bicicleta, por exemplo, o ‘Cycling-friendly employer’ da European Cyclist Federation.
Cinco conselhos
Por agora, caso esteja a pensar nisso, oferecemos cinco breves conselhos a ter em conta:
- Escolha uma bicicleta que possa caber facilmente num suporte traseiro, com rodas não muito finas para maior estabilidade, sela confortável, engrenagens e um tamanho compacto.
- Escolha bem a rota: é melhor demorar um pouco mais e ir com mais calma utilizando ciclovias e não estradas mais congestionadas nas horas de ponta.
- Utilize sempre um capacete, e nunca use auscultadores ou telemóvel enquanto anda de bicicleta. Luzes: traseira e dianteira. Campainha. Roupa confortável e de alta visibilidade. Evite roupa escura, especialmente à noite (leve uma muda de roupa para quando chegar ao trabalho). Pequena bomba ou adaptador para máquinas de ar de estações de serviço. Cadeado.
- Pode e irá acontecer: pneu furado no pior momento possível. Para não ter de regressar a pé ou de transporte público com a bicicleta às costas, é sempre aconselhável ter um kit de reparação de furos, uma chave multi-ferramentas e uma pequena bomba.
- Respeite os sinais de trânsito, pare nos semáforos quando for necessário, ceda o direito de passagem quando não tiver direito de passagem, ande na ciclovia quando houver a obrigação de o fazer e nunca ultrapasse à direita. Lembre-se também de indicar com os braços a sua vez. Assim os veículos conhecem as nossas ações antes de realizadas.
E finalmente, aproveite a viagem e não pense no trabalho durante a sua viagem!