Se viajar de carro no Natal, tenha tudo pronto!

Redacción Circula Seguro

13 December, 2021

Com o Natal, as compras, as reuniões familiares, as escapadelas e as celebrações. Para muitas destas atividades provavelmente precisará de viajar de carro e é importante que, tal como é necessário planear as suas compras e menus de Natal, também deve planear tudo o que precisa de ter pronto no seu veículo para não ter qualquer problema que estrague as suas férias. Oferecemos uma lista dos principais pontos a considerar:

1. Ver as previsões do tempo.

Nesta altura do ano, é especialmente importante prevenir o risco de acidentes devido a condições meteorológicas adversas na estrada, tais como o possível aparecimento de gelo ou mesmo de neve. Antes de sair de viagem, é fundamental verificar a previsão meteorológica e, durante o caminho, respeitar os avisos e a sinalização, conduzir com precaução, e adaptar a condução às condições da estrada.

2. Planear a viagem

Para além da informação meteorológica, tenha em mente que parte do planeamento envolve levar consigo os números de telefone dos serviços de assistência e emergência, bem como aplicações de geolocalização. Estude o itinerário que vai fazer, pois em caso de atrasos meteorológicos prolongados pode ser muito útil ter uma rota alternativa planeada ou ter áreas de descanso, especialmente se estiver a viajar com crianças, idosos ou animais. É importante aumentar as paragens em viagens longas, uma vez que a condução no inverno aumenta a fadiga. Nunca definir uma hora de chegada ou tentar recuperar o tempo depois de um atraso, indo mais rápido: pode ocorrer um novo engarrafamento, e uma distração pode provocar colisões na retaguarda, especialmente se a estrada estiver gelada ou com neve.

3. Equipamento

Pneus de inverno: o seu uso não é obrigatório, mas aumenta bastante a segurança. Qualquer que seja o tipo, verificar sempre a pressão dos pneus e a profundidade do design. Nesta altura do ano é importante ser previnido e ter preparadas as correntes.

Luzes: nesta época do ano, os dias têm menos horas de luz, portanto, é recomendável usar sempre as luzes noite/dia. É importantíssimo que todas as luzes funcionem bem: é tão importante ver como ser visto. Verifique o estado das luzes de nevoeiro.

Níveis: verifique os níveis de líquidos, com especial atenção ao anticongelante. É importante que os travões estejam em perfeito estado, bem como a direção e a bateria (é uma das causas mais comuns de assistência). Verifique o estado das lâminas do limpador para-brisas, pois no caso de neve, gelo ou chuva pode sofrer o efeito ‘spray’ dos veículos que estão na frente. Lembre-se de levar sempre suficiente combustível no tanque: não se arrisque a ficar sem combustível em circunstâncias adversas.

Sistemas de sinalização: verifique o equipamento do veículo para o casa de falhas: triângulo de emergência ou luz de emergência, colete refletor, macaco, correias, ferramentas e kit de luzes, bem como fusíveis de reserva. Também é recomendável levar um cobertor para o caso de ficar parado na estrada com neve.

4. Em rota

Adapte sempre a velocidade à zona de visibilidade e à aderência do solo. Se a estrada brilha, cuidado! Pode ter gelo. Evite as zonas sombrias, por exemplo, as zonas com árvores nas laterais da estrada. Aumente a distância de segurança. À noite, verifique e limpe os faróis, pois podem ficar inutilizáveis quando a neve ou a sujidade se acumulam pela chuva.

Se estacionado numa zona com risco de geada, as pastilhas do travão podem congelar. Verifique a sua eficácia no início da viagem. No caso de ficar preso por muita neve, estacione e deixe espaço para os limpa-neves, desligue o motor e não deixe o veículo se não houver um abrigo perto.

Lembre-se que o melhor do Natal é poder reencontrar os seus familiares e amigos. O importante é chegar! Feliz Natal!

--

Uma iniciativa da: