Na maioria das vezes não temos o cuidado suficiente com o estado dos filtros. A bem da verdade, nem nos preocupamos porque, à partida são trocados nas revisões. Mesmo assim o Circula Seguro deixa-lhe um compêndio sobre filtros automóvel para que saiba o que representa cada um destes componentes no funcionamento do seu veículo.
Atrasar a substituição dos filtros do veículo ou não a fazer de todo nos intervalos preconizados pelo fabricante, aumenta o consumo de combustível, as emissões de CO2, reduz o nível de conforto e encurta a vida do motor. Trocar os filtros do seu automóvel de acordo com o livro de revisões ou os quilómetros realizados só traz benefícios ao automóvel: maior pureza dos lubrificantes e fluídos, o que culmina numa vida útil, estabilidade e estanquicidade do motor, maior resistência à rotura e à humidade, proteção mais eficaz de todos os componentes e a garantia de um melhor funcionamento do propulsor e do sistema de injeção, o que gera economia de combustível e conforto de condução.
Os filtros têm como função principal proteger o veículo de possíveis impurezas presentes nos óleos lubrificantes, nos combustíveis e no próprio ar. A impurezas dos óleos e fluídos são formadas pelos resíduos da combustão que deriva da fricção das partes mecânicas do motor; as impurezas dos combustíveis têm origem nos sedimentos que são “produzidos” nos depósitos ou pela água a mais que se encontra no próprio combustível, enquanto as impurezas do ar provêm da poluição ambiental e do pólen. Neste artigo , explicamos-lhe tudo sobre os principais filtros do veículo, o que são, porque devem ser substituídos e o seu tempo de duração em cada motor.
Com que frequência de ser trocado…
… o filtro de combustível?
É recomendável a cada 30 ou 60 mil km, dependendo do tipo de veículo e do construtor. A nossa recomendação é para que o faça a cada 30 mil km, mesmo que o fabricante mencione que pode ser realizado a cada 60 mil km. Assim garante que o circuito de alimentação se manteém em bom estado de conservação durante um período de tempo mais alargado e evita avarias dispendiosas.
… o óleo e o filtro de óleo?
As duas operações estão associadas. Os fabricantes indicam o intervalo mais adequado em função do rendimento técnico do óleo e das caraterísticas do motor. É recomendável trocar o óleo do motor pelo menos uma vez por ano para assegurar a eficiência e o rendimento ótimo do mesmo, uma vez que o óleo tem tendência a perder propriedades com o passar do tempo e o acumular de quilómetros. Quanto ao filtro de óleo, deverá ser trocado sempre que se mudar o óleo do motor de forma a evitar que o óleo novo se misture com o óleo usado.
… o filtro de ar?
A pureza do ar que entra nas câmaras de combustão é vital para o bom funcionamento destes elementos, por isso é importante perceber o estado do filtro de ar e realizar a sua substituição, normalmente, a cada duas revisões. Convém ter em linha de conta que quando um filtro de ar vai perdendo propriedades com a utilização e está obstruído, a mistura de gasolina ou gasóleo/ar não é a mais correta, por isso o veículo perde potência, uma vez que a combustão não está a ser realizada nas melhores condições e acontece um aumento do consumo de combustível.
… o filtro de habitáculo?
Se ocorrem um ou mais dos seguintes fatores, então está na altura de substituir o filtro do habitáculo:
– Há mais de 1 ano ou de 15 mil quilómetros que não troca o filtro do habitáculo;
– Sente algum mau cheiro no interior do veículo quando se liga o ar condicionado ou o aquecimento;
– Nota que se deposita sujidade na face interna do para-brisas;
– Quando o para-brisas está embaciado, a eliminação do vapor é lenta ou parcial;
– Nota que se deposita pó no painel do veículo;
– Houve uma redução na quantidade de ar que entra no veículo pelo sistema de ar condicionado ou de ventilação.
De que material são produzidos…
… o filtro de óleo – dependendo do motor do veículo, pode ser em papel ou metálico. Um dos mais utilizados é o de papel filtrante, composto à base de fibras celulosas impregnadas com resina fenólica e époxy. Estas fibras ajudam a proteger o motor das agressivas substâncias químicas que o óleo contém.
… o filtro de ar – existem no mercado vários tipos de filtros de ar: papel, espuma e até de algodão. Todavia, o material mais utilizado é o papel filtrante feito à base de celulosa.
… o filtro de habitáculo – dependendo do tipo de veículo pode ser de papel ou de carbono, ainda que no caso dos veículos ligeiros de passageiros se possam utilizar os dois. O de carbono é mais eficaz, pois retém mais partículas nocivas.
… o filtro de combustível – Pode ser produzido metal, em plástico ou até em feltro (uma espécie de papel mais resistente), dependendo do tipo de veículo. São desenhados para eliminar a sujidade, os efeitos da corrosão, as impurezas metálicas, que podem causar um incorreto funcionamento do motor.