Conheça os diferentes sistemas de portagem em Portugal

Redacción Circula Seguro

2 de Novembro de 2022

Há mais de dez anos, mais precisamente em 2010, as estradas de Portugal deixaram de ser gratuitas e os famosos pórticos começaram a ser instalados para monitorizar os veículos com câmaras. Em Portugal, bem no início ou no final das autoestradas, há sempre uma portagem, que pode ser tradicional (uma cabine) ou exclusivamente eletrónica (um pórtico). Analisemos os sistemas de portagem do país: 

Sistemas tradicionais de portagem 

Cabines 

Ao passar pelas cabines de portagem tradicional em Portugal, o pagamento pode ser feito de forma manual assistida por um colaborador da empresa ou manual automática na via correspondente. Há autoestradas com apenas um controlo ou portagem, que pode ser no início ou final do percurso, de acordo com a direção. Em outros casos, é necessário retirar um título na portagem onde a viagem começa e entregá-lo ao colaborador (ou máquina) no final da viagem. Nestes casos, o montante a pagar depende da classe do veículo e do número de quilómetros percorridos nessa viagem. 

Via Verde 

Via Verde é um método de cobrança eletrónica que permite passar por portagens sem ter de parar. O sistema funciona através de um dispositivo no vidro do automóvel para aderentes. Ao passar pela pista reservada para os aderentes ao sistema Via Verde, o dispositivo cobra o montante na conta bancária associada. As motas com Via Verde têm um desconto de 30% nas portagens em Portugal. As faixas reservadas para Via Verde são identificadas pelo símbolo “V” branco num quadrado verde. 

Pré-pagamento Via Verde 

Este método é semelhante ao convencional Via Verde. No entanto, o montante a pagar não é debitado na conta bancária. O utilizador pré-carrega o dispositivo e o montante é subtraído à medida que passa pelas portagens. Quando o saldo está prestes a terminar, os condutores recebem um aviso. A recarga pode ser feita numa Loja CTT ou nos Correios, num Agente PayShop ou multibanco. 

Sistema de portagem eletrónica 

Pós-pagamento 

Ao utilizar portagens exclusivamente eletrónicas em Portugal, que são normalmente pórticos e não têm cabines, o pagamento deve ser feito no prazo de cinco dias úteis. Este montante pode ser pago em Lojas e Correios, aplicação telemóvel ou na rede ATM, entre outros. Para saber o montante a pagar, é só indicar o número de registo do carro. 

Via Verde e pré-pagamento Via Verde 

Como nas portagens tradicionais, a Via Verde e Via Verde pré-pagamento também funcionam nas portagens exclusivamente eletrónicas de Portugal. 

Pré-pagamento anónimo 

O sistema de pré-pagamento anónimo é semelhante ao sistema de pré-pagamento Via Verde. Contudo, em vez de associar o dispositivo ao registo do automóvel, pode ser utilizado em vários automóveis, desde que façam parte da mesma classe. A classificação de veículos em Portugal é estabelecida por altura e número de eixos: 

  • Classe 1: motocicletas e veículos com altura inferior a 1,1 metros. 
  • Classe 2: veículos com dois eixos e altura superior a 1,1 metros. 
  • Classe 3: veículos com três eixos com altura superior a 1,1 metros. 
  • Classe 4: veículos com quatro eixos ou mais e altura superior a 1,1 metros.