Distrações por telemóvel e cansaço ao volante: o binómio mais perigoso

Redacción Circula Seguro

13 October, 2021

Nem velocidade, nem álcool, nem drogas, nem estado das estradas…. distrações durante a direção são a causa número um de acidentes de trânsito. A boa notícia é que este é um fator que todos podemos corrigir através de uma boa consciência.

Este é o objetivo do último estudo “Telemóvel, Cansaço, Sonolência e Distrações ao Volante” realizado pela Fundación MAPFRE, com 24 condutores voluntários que foram acompanhados de perto para analisar a sua condução sob estes parâmetros. As principais conclusões deste recente estudo sobre a utilização do telemóvel são:

  • A utilização do telemóvel mãos-livres durante a condução reduz drasticamente a atenção ao volante: 36% no caso de um telefonema informal, 40% stressante e 53% conversa no WhatsApp.
  • Todos os telefonemas são importantes: mesmo um telefonema descontraído é já uma redução significativa da atenção na condução.
  • Qualquer utilização do telemóvel multiplica por 2 a probabilidade de condução agressiva.

Em muitos casos, e principalmente, à medida que os condutores adquirem experiência ao volante, tendem a sentir-se mais confiantes e relaxados e a aumentar o número de atividades que incorporam durante a condução. Para além, o ritmo rápido de vida obriga muitas pessoas a correr riscos como: comer, ler ou procurar informações enquanto estão ao volante.

Outro fator que é tão negativo para a atenção à condução como o telemóvel é o cansaço. O estudo mencionado, “Telemóvel, Cansaço, Sonolência e Distrações ao Volante”, conclui que a atenção no caso de condutores cansados é reduzida 52,5% ou, em outras palavras, baixa a menos da metade em comparação com outros descansados. De fato, a redução da atenção causada pelo cansaço ou sonolência é ainda maior do que no caso dum telefonema informal e quase tão significativa como pela utilização do WhatsApp.

Que situações extremamente perigosas são causadas por distrações e cansaço? Saída da pista, colisões com veículos à frente e acidentes com peões e ciclistas.

Fatores externos

É importante estar atento a fatores externos que podem fazer diminuir a nossa atenção:

  • Estradas muito familiares ou excessivamente monótonas.
  • Excesso de sinalização.
  • Situações não relacionadas com a própria condução: o nosso telemóvel, dispositivos do veículo (música, ar condicionado, etc.), cartazes na estrada, acidentes na estrada (muitas vezes olhamos para ver o que aconteceu e não prestamos atenção no trânsito). Acender um cigarro: isto leva cerca de 4 segundos, o que aumenta 1,5% o risco de um acidente.
    De todas estas situações, a que causa mais acidentes é sem dúvida o telemóvel. Quando o utilizamos, perdemos a capacidade de manter uma velocidade constante, não respeitamos a distância de segurança que deve ser mantida com o veículo da frente. Para além, faz com que o condutor reaja muito mais tarde a qualquer imprevisto. De fato, utilizar o telemóvel é comparável a conduzir depois de beber bebidas alcoólicas. É importante lembrar que a utilização do telemóvel mão-livre, embora menos perigosa, ainda é uma distração ao volante, pelo qual é preferível não utilizá-los.

Fatores internos

Quanto aos fatores internos que afetam a nossa capacidade de atenção, para além das próprias capacidades do condutor, algumas pessoas são mais facilmente distraídas que outras, há uma série de outras circunstâncias que podem agravar esta falta de concentração: o cansaço e a falta de sono. O que acontece quando não descansamos o suficiente e nos colocamos ao volante?

  • Redução da vigilância: o sistema nervoso se descontrai e o controlo começa a desaparecer.
  • O tempo de reação é mais lento: menor capacidade de reação. O condutor demora mais tempo a travar para evitar um acidente.
  • Aparecimento de “microssono”: é o efeito mais perigoso e ocorre entre os condutores que conduzem durante muitas horas e dormem pouco. Em curtos espaços de tempo (2-3 segundos) perde-se o conhecimento da estrada, sinais ou outros veículos. São as causas de muitos dos acidentes que não têm uma explicação clara e ocorrem em trechos retos da estrada.
  • Diminuição dos reflexos: os músculos relaxam, às vezes, até levam a ligeiros tremores nas mãos e pernas.
  • Perda de agudeza visual, levando a uma visão desfocada e ao aumento do cansaço e tensão ocular.

Para evitar tais situações perigosas, a melhor opção é manter hábitos de sono adequados. No entanto, se isto não for possível ou, apesar disso, o sono aparece num determinado momento, é melhor parar e descansar num local adequado e dormir durante algum tempo (20 – 30 minutos de descanso é normalmente suficiente). Mais conselhos:

  • Descansar durante meia hora aproximadamente a cada 200 quilómetros ou 2 horas de condução.
  • Se sentir sono, pare para descansar 10 minutos e refrescar-se com água fria. O café é um estimulante temporário que depois do seu efeito torna o cansaço acumulado ainda maior.
  • Ventilar o veículo e evitar fumar, o calor aumenta a sonolência ao baixar a pressão arterial, levando a um estado mais relaxado.
  • Não tomar álcool nem fazer refeições importantes antes de conduzir.
  • Evitar tomar medicamentos e, se estiver em tratamento, verifique se há efeitos secundários na condução, por exemplo, comprimidos para dormir.
  • Procurar uma posição que não seja relativamente confortável, pois isto favorece o sono.
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