O que dizem os vidros do seu carro

Alberto Valera

14 de Agosto de 2017

Para brisas gigantes, tetos panorâmicos sobre dimensionados, os vidros conquistam, a cada ano que passa, cada vez mais centímetros à carroçaria dos automóveis. Para além da visibilidade, deles depende também a segurança, aspetos como o conforto acústico e térmico e, cada vez mais importante, o peso. O Circula Seguro diz-lhe alguns cuidados a ter com este componente do automóvel.

Os vidros ganham mais do que centímetros nas carroçarias dos automóveis modernos. A percentagem ainda não é 50/50, mas anda lá perto, sobretudo se considerarmos as carroçarias monovolume. Os automóveis modernos utilizam dois tipos de vidro, os laminados e os temperados. Os primeiros são compostos por duas capas de vidro entre as quais existe uma camada de plástico (PVB ou Polivinil Butiral). Os segundos são formados por duas capas de vidro que, num primeiro processo, é aquecido até alcançar os 600º, seguindo-se um arrefecimento rápido por jatos de ar. Desta forma, a superfície endurece deixando no interior do vidro mais área para arrefecer, tornando o vidro mais resistente.
Os vidros temperados são habitualmente utilizados nas janelas laterais e posteriores. Os laminados, e pela sua maior resistência, são mais utilizados no para-brisas, todavia em algumas marcas e modelos já começa a ser utilizado também nos vidros laterais. Este tipo de vidros combinam várias caraterísticas, como a melhor proteção acústica, térmica e resistência e impactos. Estas caraterísticas dependem da lâmina PVB, que pode atingir os 1,2 mm no caso de se tratarem de vidros anti-ruído. O normal, neste casos, são 0,7 mm de espessura. Quando se partem, os vidros laminados, e apesar de estalados, permanecem entre a capa de vinil do vidro, protegendo, desta forma, os ocupantes do veículo.
Mas também há vidros com caraterísticas específicas, como vidros laminados mais grossos para reduzir o ruído, vidros que bloqueiam, que absorvem a luz, os tintados, ou refletem, protegendo o interior do carro do calor abrasador. Depois há os vidros que são produzidos de forma a reduzir o peso do automóvel e até o vidro que escurece, tem uma pelicula entre as capas que permite este efeito, ao receber a luz solar (vidro eletrocromático), muitos destes vidros são utilizados no espelho retrovisor central do veículo, por exemplo. Depois há os vidros blindados, pouco utilizados em Portugal, mas capazes de receber pancadas e ou tiros sem ceder…

O bilhete de identidade dos vidros

Num dos cantos dos vidros dos automóveis poderá encontrar um código capaz de lhe transmitir algumas pistas práticas. Cada uma das inserções nos vidros do seu carro serão úteis para perceber a data de fabrico e a partir daí entender, por exemplo, se o carro foi ou não roubado. Esta sigla também se revela muito útil na hora de substituir os vidros. Explicamos-lhe o que quer dizer cada pormenor que forma o pictograma existente no código do vidro do seu carro.

– Designação do fabricante do vidro

– Indica o local onde o vidro foi produzido (E1 – Alemanha, por exemplo)

O código DOT design três tipos: AS1 para os para-brisas, AS2 para os vidros que interferem no ângulo de visão do condutor; AS3 para os demais;

Data de produção – Os pontos precedidos ou seguidos de um número indicam quando foi este vidro produzido. Um ponto à frente do número corresponde a junho e seis a janeiro, enquanto um ponto atrás do número indica dezembro e seis julho. O número a seguir aos pontos corresponde ao ano.

Quanto ao número que acompanha o 43R (representa a norma europeia), identifica o fabricante e o tipo de vidro. Nesta sigla existem alguns carateres que definem se o vidro é calafetável, ou se é hidrófobo, por exemplo.

A importância de um vidro num automóvel

O para-brisas não existe apenas para o proteger da chuva, do vento, ou para evitar ser atingido por insetos ao viajar a 120 km/h. Serve para muito mais…Quando pensamos em segurança automóvel, pensamos em travões, motor e pneus. O para-brisas de um veículo é, muitas vezes, esquecido. Tomamos consciência do para-brisas quando está embaciado ou perturba a nossa visão, no entanto na maior parte das é ignorado por ser “discreto”.
Sabia que os para-brisas contribuem em 34% para a resistência do veículo à torção? Além disso, a sua forma aerodinâmica desempenha um importante papel na segurança do seu automóvel e no funcionamento do airbag. Diminui de forma eficaz a resistência ao vento, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível.
Um pequeno impacto no para-brisas pode transformar-se num grande dano em qualquer momento, o que compromete a sua segurança e a dos seus passageiros. A reparação de um impacto é um procedimento simples que o ajuda a poupar dinheiro e tempo.