Os engarrafamentos urbanos levam a que os condutores optem pelo “ziguezague” e ultrapassem nas faixas. Contudo, não é permitido, depende do país em que estiver. Por exemplo, em Espanha, podemos fazê-lo sempre que seja numa cidade e que os veículos estejam completamente parados, nomeadamente num engarrafamento ou semáforo. Não é permitido em estradas interurbanas ou se outros veículos estiverem em movimento. Pelo contrário, em Portugal é proibido em todos os casos. Para além de ser ou não permitido por lei, é preciso ter em conta que esta manobra pode ser perigosa se não for realizada corretamente.
Lembre-se que os condutores são utentes vulneráveis, portanto, qualquer golpe, como a abertura inesperada de uma porta ou uma viragem de última hora de um carro, pode fazer com que o condutor caia no chão com todas as conseguências que isto pode acarretar. Os condutores não têm carroçaria para os proteger, portanto, qualquer impacto afeta diretamente a mota e o corpo. O risco de fazer ziguezague é ainda maior entre autocarros e camiões. Qual a razão? Quanto maior for o veículo, mais ângulos mortos apresentará.
Se for condutor e quiser ultrapassar um veículo, é melhor fazê-lo de acordo com as principais regras de segurança. Aqui todas as orientações para uma ultrapassagem perfeita. A intenção deve ser comunicada e deve ser garantido que a faixa da esquerda pode ser usada para ultrapassar. É recomendável conduzir no centro da faixa para evitar correr riscos e deixar uma distância lateral mínima de 1,5 metros durante a ultrapassagem.
Evitar colidir com outros veículos e tenha em conta os espelhos retrovisores. Deve tentar antecipar, tanto quanto possível, os movimentos dos outros condutores, tais como mudanças de faixa, viragens ou estacionamento.
Por outro lado, deve ter-se em conta que muitos condutores podem não o ver. A agilidade oferecida por uma mota permite-lhe mudar rapidamente de faixa. No entanto, quando os veículos estão parados e começam a andar, nem todos observam o que acontece à sua volta. Além disso, muitos condutores aproveitam estes engarrafamentos para dar uma olhadela ao telemóvel ou manipular o GPS, o que é totalmente proibido e que muitos condutores continuam a fazer.
Por último, quanto à faixa de rodagem, é uma linha que não deve ser transposta, exceto em caso de avaria, acidente de trânsito ou de velocidade anormalmente reduzida por uma emergência.
Como condutor, tenha em conta todas as circunstâncias e esteja consciente da sua fragilidade. Evite qualquer ação que o possa colocar em risco.