Equipamento para andar de ciclomotor no verão

Redacción Circula Seguro

11 de Agosto de 2023

O ciclomotor é um meio de transporte confortável, perfeito para se deslocar nos meses mais quentes, nas zonas costeiras ou na cidade, e para aproveitar as boas temperaturas. No entanto, estes veículos de duas rodas são pouco visíveis e vulneráveis em caso de colisão ou acidente. Por isso, apesar de não poder ultrapassar os 45 km/h, nem circular em auto-estradas, vias rápidas ou qualquer outra estrada onde a sua utilização seja proibida, é importante que no verão não esqueçamos que é aconselhável estar especialmente protegidos num ciclomotor.

As temperaturas elevadas não devem servir de pretexto para comprometer a segurança. Por isso, independentemente do calor, os ciclomotores devem ser conduzidos sem se esquecer da segurança. A roupa utilizada no ciclomotor proporciona essa proteção extra que também deve ser utilizada quando se conduz um ciclomotor. Mesmo que não atinja as mesmas velocidades, uma queda pode significar ser arrastado pelo asfalto quente do verão. Sem uma proteção adequada, as consequências podem ser muito graves.

O ciclomotor é normalmente utilizado para deslocações curtas. Isto, somado às altas temperaturas, faz que a roupa não seja tão segura. Na verdade, é muito habitual ver condutores de ciclomotores vestidos com roupa curta de verão; um erro que não devemos cometer. Abaixo alguns elementos de segurança que não devemos esquecer apesar do calor:

  • Calças. Há calças transpiráveis e adequadas para temperaturas altas que também estão reforçadas e oferecem esta proteção extra que é perfeita, ao conduzir um veículo a motor de duas rodas.
  • Manga longa. O ideal é utilizar uma jaqueta com proteções certificadas, especialmente numa mota de alta cilindrada. É aconselhável que as mangas sejam em cores chamativas, com proteções, principalmente nos ombros, nas costas e nos cotovelos. Escolha cores claras ou tons chamativos para uma menor sensação de calor, para além de ser mais visível.
  • Calçado. Não conduzir de chinelos ou calçado parecido. A opção mais certa é um calçado fechado, confortável e que ofereça, além de proteção, facilidade para mover adequadamente os pés e os tornozelos.
  • Luvas. As mãos são as primeiras que tocam o asfalto numa queda. Existem luvas de verão específicas para motoristas, que podem proporcionar esta proteção extra. É importante que cobrir bem as mãos e os punhos.
  • Capacete.Nunca esquecer deste imprescindível elemento de segurança. É obrigatório e deve estar autorizado. É importante que seja do tamanho correto e recomemendável integral, para uma maior proteção, ainda que ofereça menor ventilação. Deve sempre ser utilizado de forma correta. Não é útil quando levado enganchado do braço. Uma imagem mais habitual do que o desejado, principalmente no verão.

Desfrute de todas as vantagens de andar de ciclomotor, mas sempre com as proteções adequadas e de forma responsável.