A colocação de correntes de neve é uma das tarefas mais preocupantes para os condutores. Saberei colocá-las se for necessário? O que acontece se eu não o fizer corretamente? Terei ajuda? É normal que estas dúvidas surjam e por isso, é essencial praticar previamente para aprender a evitar os erros mais comuns. Desta forma, evitaremos encontrar-nos no meio da estrada tentando colocar as correntes pela primeira vez sem saber como fazer isto ou o fazer de forma incorreta.
A hora e o lugar são fundamentais
Um erro comum é não escolher o melhor local para colocar as correntes de neve. Se o fizermos na estrada ou muito perto dela, correremos um grande risco e, para além, sofreremos o stress adicional de ter veículos a passar muito perto, de dificultar a estrada…
Devemos escolher um local seguro longe do trânsito. Desta forma, podemos dedicar espaço e tempo suficientes para colocar as correntes de neve de forma correta.
Se não houver um local longe do trânsito – tal como uma área de serviço (isto seria o mais adequado) – e o fizermos na estrada, lembre-se de colocar os triângulos ou o dispositivo V-16. Para além, as pessoas que saem do veículo devem usar colete refletor e sempre estar na berna e atrás da barreira, se houver uma.
Por outro lado, se observar que a neve está a começar a acumular-se, coloque as correntes de neve e não espere até o último minuto. A pressa não é uma coisa boa e também se deve ter em conta que aDGT pode demorar algum tempo a comunicar através dos seus painéis de informação variável.
Todas as correntes são válidas?
Levamos as correntes de neve corretas? Correspondem ao nosso pneu? Será que mudámos de carro e optámos por continuar a utilizar as mesmas correntes sem verificar se são as adequadas? Um pneu que requer uma corrente padrão de 7 mm não é o mesmo que um Suv ou 4×4. Devemos verificar isto antes de nos encontrarmos na nenve ou num primeiro teste.
Ao escolher as correntes de neve, devemos verificar o tamanho dos pneus e, principalmente, se são homologadas e se realmente oferecem uma boa aderêrencia. Tente escolher correntes fáceis de instalar para evitar erros.
Passo a passo com segurança
- Não utilizar luvas de proteção é muito comum e uma falha que pode causar cortes. Para além, está frio lá fora, pelo que devemos estar protegidos.
- Onde colocar as correntes de neve depende do tipo de tração. Assim, têm de estar nas2 rodas do eixo dianteiro se o veículo for de tração dianteira. Por outro lado, se for de tração traseira, estão localizadas nas rodas traseiras. No caso dos 4×4 com tração nas quatro rodas, é aconselhável que sejam colocadas correntes nos quatro pneus.
- Pensar que podemos colocar as correntes sem ler as instruções do fabricante é um erro muito comum e resuoltará em demorarmos mais tempo e não as colocamos corretamente. Devemos seguir as instruções indicadas para evitar complicações e fazê-lo no menor tempo possível. Apenas desta forma podemos ter a certeza de que o fizemos corretamente.
- Após ler cuidadosamente as instruções do fabricante, estique as correntes no solo para identificar bem as peças. Neste vídeo, a Fundación MAPFRE explica como colocá-las passo a passo:
Uma vez seguidos os passos especificados pelo fabricante para instalar as correntes, ainda há coisas a fazer. Se as correntes forem tensionadas manualmente, devemos percorrer 100 metros e depois reajustá-las. As correntes devem ser verificadas frequentemente para garantir que são bem montadas e fixadas com segurança, e que nenhuma se soltou. Por outro lado, isto não é necessário se as correntes forem auto-tensionadas.
Não ter em conta as correntes de neve ao conduzir é um erro muito perigoso. Devemos adaptar a nossa condução à situação, aumentar a distância de segurança e reduzir a velocidade. Na verdade, com correntes de neve não é aconselhável superar os 50 km/h. Evitar acelerações e travagens bruscar.
Uma vez que já não seja necessário ou obrigatório, não devemos continuar com as correntes de neve. Devemos repetir os mesmos passos, passar a um local seguro e remover as correntes seguindo os passos anteriores, mas ao contrário, a marcar previamente a nossa localização se necessário e a utilizar luvas.
Na primeira vez, surgem muitas dúvidas. Por isso, insistimos da necessidade de testar previamente num local seguro para que, quando chegar a altura, não cometamos os erros que mencionámos e consigamos colocar as correntes no menor tempo possível.