No verão, não se deve facilitar no que diz respeito à segurança na estrada. Por isso, é importante não subestimar certos comportamentos que podem pôr em risco a sua segurança e a dos outros passageiros. Não perca a nossa lista de 10 erros demasiado comuns que pode cometer quando conduz no verão.
1-Não usar o cinto de segurança porque “é já ali ao lado”. E a distância não pode ser uma desculpa. A qualquer momento, pode ocorrer um incidente que o obrigue a travar ou a evitar um obstáculo. O cinto deve estar sempre colocado. O mesmo se aplica aos sistemas de retenção infantil. As crianças com menos de 1,35 metros de altura devem utilizar uma cadeira homologada para o seu tamanho, ainda que o recomendável é que utilizem uma cadeira até 1,50 metros de altura. A partir desse momento, poderão usar corretamente o cinto de segurança dos adultos.
2-Conduzir de chinelos. Durante a condução é obrigatório o uso de calçado adequado. Os chinelos não se fixam bem no pé, pelo que podem sair e ficar presos nos pedais. A melhor opção é usar sapatos fechados, planos, flexíveis, confortáveis e transpiráveis.
3-Descuidar da roupa. Já alguma vez conduziu sem t-shirt posta ou apenas com o fato de banho vestido? Pode não parecer importante, mas é. A liberdade de movimentos deve ser assegurada sempre e deve acrescentar-se que o cinto pode provocar graves queimaduras se conduz sem camisa ou t-shirt.
4-Colocar boias, sacos de praia e outros utensílios num banco. Todos os objetos devem estar na bagageira e devidamente fixados. Estes objetos podem sair durante a travagem ou as manobras e atingir os passageiros no interior do veículo, podendo causar graves lesões. O seu peso é multiplicado de acordo com a velocidade a que é conduzido.
5-Não inspecionar o veículo em qualquer altura durante o verão. Não basta verificá-lo antes da viagem e esquecê-lo durante todo o verão. Altas temperaturas, salitre, areia, humidade… Todos estes fatores que podem provocar a deterioração prematura de certos componentes do automóvel, pelo qual devem ser controlados com frequência.
6-Conduzir depois de beber álcool, mesmo que seja apenas um copo. É preciso esquecer completamente o “eu controlo”. Basta uma simples bebida para que os resultados sejam positivos, mas, sobretudo, para que os sentidos não estejam a 100%. Há que destacar que existem muitos fatores que devem ser tidos em conta para determinar o modo como o álcool afeta as pessoas: sexo, peso, se foram ingeridos alimentos, se é algo habitual, se foram tomados medicamentos, etc. Por todas estas razões, a única taxa segura é 0,0. No verão, é comum frequentar bares e esplanadas, mas deve ter sempre em conta se vai conduzir depois ou não.
7-Não limpar ou secar cuidadosamente antes de conduzir ou andar no carro. O conforto é importante. Consegue imaginar-se a conduzir cheio de areia ou molhado? Para além de afetar os seus bancos e o interior do teu automóvel, não se sentirá confortável a conduzir em geral. Limpe-se bem antes de se sentar ao volante.
8-Distrações. Utilizar o telemóvel durante a condução ou a manipulação do GPS é proibido em todas as estação incluindo o verão. Parece que durante estes meses a responsabilidade ao volante diminui, o que não deveria ser o caso.
9-Diminuir os cuidados. Quer seja porque é um local familiar, porque quase não há veículos ou porque não sente que o seu comportamento de condução está a ser controlado, não deve descuidar. Não importa o quão familiarizado está com a área ou a confiança que sente.
10-Não cumprimento das leis de trânsito. É verão, não vemos nenhum agente de trânsito e pensamos que podemos fazer aquela curva errada sem que ninguém nos veja ou pensamos que podemos passar aquele sinal vermelho porque não há carros na zona. Seja na cidade ou numa zona turística, as leis de trânsito devem ser sempre respeitadas.
Todos sabemos como atuar para promover a nossa segurança e a dos outros em todas as estações do ano. Estar de férias não é uma desculpa. Seja responsável, também no verão.