Os passeios em Portugal conseguirão garantir a segurança na circulação dos peões? – Esta é uma questão pertinente que se coloca, principalmente nestes dias de chuva e em diversos pontos de circulação pedonal.
A questão é pertinente, uma vez que muitos são os espaços de circulação de peões, tradicionalmente denominados por passeios, em que não existe uma manutenção adequada, e para além de não estar nivelada, é extremamente escorregadio.
Humidade em pedra de calçada equivale a perigo eminente
Os passeios compostos por pedra de calçada são realmente vistoso. Para quem visita Portugal é algo que promove o país e faz com que nipônicos direccionem as suas máquinas fotográficas para o chão. Mas… e a segurança dos peões, está garantida com tamanha beleza? A resposta é não!
Principalmente nos dias de chuva e em locais cuja humidade é elevada, os passeios ficam replectos de uma camada extremamente escorregadia e perigosa que, não haja cuidado acrescido de quem por lá calcorreia e o trambolhão com as mais diversas consequências está garantido.
Que soluções para os passeios de calçada?
Que soluções se podem encontrar para resolver a problemática dos passeios em pedra de calçada? A mais importante chama-se “manutenção“. Sim, manutenção dos espaços, nomeadamente através de uma limpeza dos passeios com jactos de água e detergentes apropriados, com regularidade.
Se tal acontecesse, estaria garantida a ausência daquela camada escorregadia que em locais inclinados aumentam a perigosidade na circulação. Mas se a manutenção se estendesse a outras intervenções, conseguiam-se passeios cuja água das regas de canteiros não os atingiriam, ausência de areias e buracos, entre outros.