Estes são 10 mitos relacionados com os carros elétricos

Alberto Valera

9 December, 2019

Após a realização de um inquérito a 2.000 condutores de vários tipos de motorizações no Reino Unido, a Hyundai abordou os dez principais mitos e preocupações sobre veículos elétricos:

1. A autonomia de uma viatura elétrica perturba-o?

Não entre em pânico! Um veículo elétrico percorre entre 150 a 300 quilómetros com um único carregamento e alguns dos modelos vão ainda mais longe, até aos 482 quilómetros.

2. Está preocupado em não encontrar locais para carregamento?

Não esteja! Atualmente já é possível encontrar postos de carregamento em estações de serviço, centros comerciais, hotéis, parques de estacionamento públicos, estacionamento municipal e a rede está em constante evolução.

3. Considera as viaturas elétricas muito caras?

Pense novamente. Com opções cada vez mais acessíveis e competitivas e ainda a vantagem de ter menos peças para reparar ou substituir, os custos de utilização dos veículos elétricos são significativamente mais baixos que aqueles dos veículos Diesel ou gasolina.

4. Preocupado com a lentidão dos veículos elétricos?

Não é verdade! Os veículos elétricos podem acelerar com a mesma rapidez, se não com mais, que os veículos Diesel ou gasolina.

5. Acha que não pode conduzir um veículo elétrico durante a lavagem ou durante de uma tempestade de relâmpagos?

É claro que não se deve conjugar eletricidade e água. Contudo, quando se trata de uma viatura elétrica, é seguro fazer a lavagem normal da viatura, assim como não há nenhum risco extra ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos.

6. Não há soluções suficientes no mercado?

O mercado de viaturas elétricas tem vindo a expandir-se. A quantidade de opções elétrica, híbridas e híbridas plug-in no mercado é vasta e há para todas as bolsas e necessidades.

7. Preocupa-o que as baterias das viaturas elétricas estejam a aumentar a crise dos aterros?

De facto, as baterias podem ser recicladas, assim como as baterias das viaturas Diesel ou gasolina. As células de viaturas elétricas podem ser utilizadas para armazenar a energia solar e eólica, ou podem ainda ser desmanteladas para serem reutilizados os seus elementos mais valiosos.

8. Tem dúvidas em relação à segurança das viaturas elétricas?

Pode ter a certeza de que as viaturas elétricas passam pelos mesmos testes e atendem aos mesmos padrões de segurança exigidos às viaturas a diesel ou gasolina.

9. Preocupado com a assistência em viagem?

Não há razão para isso! Agora a maioria destes prestadores de serviços também estão preparados para assistir viaturas elétricas.

10. Acha que uma viatura elétrica não será tão responsiva como uma viatura a gasóleo ou a gasolina?

Não vai ficar desapontado. Mal pressione o acelerador, a transição entre parado e em aceleração é instantânea.

Que estudo é este?

Este estudo revela que existem 36.750 formas diferentes de conduzir, demonstrando como o tipo de viatura que se conduz afeta o estilo de condução. Este número foi atingido terem sido identificados os seis principais fatores que impactam o estilo de condução e desenvolvido uma forma de os avaliar no dia a dia.

Foi feito um inquérito a 2.000 condutores do Reino Unido para explorar as opiniões acerca dos diferentes estilos de condução, das motorizações alternativas (AFV) e dos preconceitos relativos às viaturas elétricas, uma vez que a sociedade está a transitar para o futuro da condução a zero emissões.

Quase um quinto dos proprietários de veículos Desel e gasolina adiam a transição para os elétricos, por se sentirem preocupados com o facto de terem de conduzir em condições climatéricas adversas como por exemplo uma tempestade de relâmpagos.

Um inquérito realizado com condutores de viaturas a combustão revelou que 22% destas pessoas não se sentiriam seguras a carregar um veículo elétrico. Entretanto, 18% assumem que se sentiriam inseguros ao conduzir durante uma tempestade de relâmpagos e 12% não se sentiriam confortáveis em carregar o telemóvel numa viatura elétrica.

Fonte: Hyundai

--

Uma iniciativa da: