Exame teórico de condução: em que falhamos?

Redacción Circula Seguro

6 October, 2021

Quais são as perguntas que os candidatos à licença de condução em Portugal falham com mais frequência? No teste de conhecimentos das regras da estrada, pelo menos 36 das 40 perguntas devem ser respondidas corretamente. Este exame é realizado nos centros de testes através dum computador. Muitos ods responsáveis de monitorização do teste dizem que os candidatos costumam responder muito depressa e muitas vezes não dedicam o tempo suficiente a ler as perguntas.

Limite de velocidade

No entanto, as principais respostas erradas são sobre: velocidade, uso de luzes e portagens eletrónicas. Parece ser mais difícil para os estudantes assimilarem a agenda teórica das questões de limite de velocidade por tipo de estrada e auto-estrada, bem como aprender o tempo de reação da travagem de emergência ou a utilização de iluminação em diferentes alturas, tais como chuva ou nevoeiro.

Perguntas sobre condução e chuva.

Em relação à condução com chuva, o Departamento de Segurança Rodoviária explica que: embora seja verdade que foi observada uma redução de velocidade entre os condutores quando chove, esta é ainda insuficiente. De facto, o representante deste organismo não pede mais campanhas de prevenção, mas sim que, ao preparar-se para o exame de condução, os candidatos tenham uma boa compreesão da relação entre distância de travagem, velocidade e redução do coeficiente de atrito com superfícies molhadas.

“Mas, para que este assunto seja efetivamente ensinado, apenas será dado quando fizer parte do conteúdo do exame. Recordamos que no caso de acidentes fatais e graves, cerca de 20% ocorrem quando as estradas estão molhadas”, afirma. Portanto, não é de admirar que esta questão se torne mais importância num futuro próximo, tanto no programa de estudos como nos testes teóricos portugueses.

Desconhecimento teórico e a sua reflexão na prática

Naturalmente, o desconhecimento ou interpretação errada da teoria também se refletem na prática: um dos erros mais comuns é a incapacidade de interpretar os sinais de “Cedência de passagem” e “Stop”, para além de nem sempre ter preferência clara ao virar. As manobras de entrada e saída nas rotondas são também falhas notáveis no teste prático que ocorrem porque são conceitos que não estão suficientemente consolidados na parte teórica da preparação dos estudantes.

Bom Condutor

Estudar e praticar teste. Esta é a chave para não ter dificuldade em passar no exame. Para isso, a plataforma online Bom Condutor tornou-se muito popular, um serviço online completamente gratuito que visa ajudar os futuros condutores a prepararem-se para o teste de código, oferecendo acesso a material para ajudar a compreender melhor o Código da Estrada, bem como proporcionar testes para que possam pôr em prática os seus conhecimentos.

As perguntas e conteúdos disponíveis no Bom Condutor são atualizados de acordo com a última versão do Código da Estrada, bem como os testes utilizados pelo IMT nos centros de exame.

Na plataforma Bom Condutor, os estudantes podem criar um perfil de utilizador para aceder aos artigos do Código da Estrada e fazer testes de preparação para o exame. Para além, podem avaliar o seu Good Driver Index (IBC), cujo propósito é indicar se estão preparados para o exame. Este índice é calculado de acordo com as informações obtidas pela plataforma nos testes realizados pelo utilizador, o tempo que levou, o número médio de respostas incorretas e de testes realizados com sucesso.

Etiquetas

dados
--

Uma iniciativa da: