Família numerosa a bordo e sempre segura

Redacción Circula Seguro

10 de Maio de 2023

Quando viaja de carro com a sua família, o mais importante é a sua segurança. Por isso, é fundamental que todos e cada um dos seus membros o façam da maneira adequada. Não perca estes conselhos para desfrutar da sua viagem sem correr riscos! É tão importante preparar a viagem como conduzir de forma responsável. Todas as crianças devem utilizar um sistema de retenção infantil? Como devem ser colocados?

Neste artigo, tentaremos responder todas as suas dúvidas, tendo sempre em vista a proteção de todos os passageiros.

Em primeiro lugar, vamos responder a pergunta principal: As crianças devem utilizar um sistema de retenção infantil? Embora a regulamentação apenas obrige a viajar até 135 cm, o mlehor é utilizar uma cadeira infantil até 150 cm. É a essa altura que o cinto de segurança está corretamente colocado, como nos adultos. Este é o caso quando:

  • A parte superior do cinto passa sobre o meio do esterno e da clavícula, sem ficar muito perto do pescoço.
  • A faixa inferior ou pélvica do cinto passa sobre os ossos pélvicos e não sobre o estômago.

Deixar de usar a cadeira no automóvel antes do tempo é contraproducente, por muito conveniente que seja para organizar uma viagem. Por isso, recomenda-se esperar até que a criança atinja 150 cm de altura para retirar completamente o SRI. Aqui explicamos como saber quando é altura de que o seu filho deixe de utilizar a cadeira e passe ao cinto.

Outra questão importante a considerar é o número de passageiros que podem ir no veículo. No caso dum veículo convencional, haverá 5 lugares, portanto, apenas um adulto e 4 crianças. Se tiver 7 lugares, podem ir um adulto e seis crianças. No entanto, o sistema de retenção infantil desempenha um papel decisivo, já que o seu tamanho pode reduzir o número de lugares. Para além, é de notar que o lugar da frente não pode ser ocupado por uma criança com sistema de retenção infantil, a não ser que os outros lugares estejam ocupados por crianças na mesma situação.

Por outro lado, é verdade que os elevadores ocupam muito menos espaço. No entanto, é perigoso mudar  a cadeira duma criança se ainda não tiver atingido o momento em que é seguro. Lembre-se que cada cadeira é fabricada tendo em função das condições específicas em cada fase. Não é o mesmo uma criança de 3 anos que uma de 7. A sua musculatura não é a mesma e os seus pontos de proteção também não, por isso, é perigoso colocá-las num elevador antes do tempo.

Aqui ajudamos a escolher o SRI:

Todas as suas cadeiras têm o sistema isofix? E quantos bancos do seu veículo, estão equipados  com este sistema? Este sistema evita erros de instalação, mas pode não estar colocado em todos os lugares. De facto, frequentemente está ausente no lugar central e no banco da frente. Também não costuma estar nos lugares traseiros “adicionais”, como pode ser o caso numde um MPV. Portanto, aqui só podemos colocar um SRI que esteja instalado com um cinto de segurança e não com isofix.

Com tudo isto, deve ter em conta:

  • É recomendável que as crianças com menos de 150 cm de altura viajem com um sistema de retenção infantil.
  • As crianças devem viajar no banco traseiro com a cadeira adequada. Só podem ir no banco da frente se os lugares de atrás estiverem ocupados por crianças com SRI.
  • Se uma criança estiver diante numa cadeira infantil virada para trás, o airbag da frente deve estar desativado.
  • Não devem ser transferidas para um elevador antes do tempo se ainda não estiverem preparadas para esta etapa.
  • Aproveite os lugares com sistema isofix, já que evitam erros na instalação.
  • Nos lugares sem isofix, é preciso colocar um SRI  instalado com cinto de segurança. Também são seguros, mas as instruções do fabricante devem ser seguidas para evitar erros.
  • Em circunstância alguma, deve transportar uma criança sem cadeira, se ainda for necessária, para a sua segurança e a dos outros passageiros.
  • A ocupação máxima do veículo não deve ser ultrapassada em caso algum, para proteção de todos.
  • Nunca leve uma criança no colo durante uma viagem. Pode pensar que os seus braços são seguros, mas não serão suficientemente fortes para segurar em caso de travagem súbita ou acidente.

Neste artigo da Fundación MAPFRE, oferecemos algumas ideias em função do número de lugares do seu veículo e considerando que todas as crianças utilizam sistema de retenção infantil.

Durante a viagem, tentar não ter objetos no veículo que possam sair voando, por exemplo: mochilas, malas, brinquedos grandes, etc… Se levam uma tablet ou ecrã, devem estar bem sujeitos e com uma distância suficiente entre a criança e o objeto em questão.

Cuide dos seus sempre, especialmente na estrada!