Sabe o que deve fazer ao volante ao encontrar uma ambulância em serviço de emergência? E no caso dum veículo policial ou de bombeiros? Em todos os casos, é vital saber o que fazer corretamente, para poder facilitar a passagem e que possam chegar ao seu lugar de destino o antes possível. Lembre-se que os segundos são vitais em caso de emergência e para um bom resultado final é muito importante que a ajuda chegue o quanto antes.
Em primeiro lugar, é importante saber que os veículos policiais, de extinção de incêndios, proteção civil, salvamento ou assistência de saúde, públicos ou privados, nem sempre têm preferência. Devem estar em serviço de emergência para isso. Desta forma, está claro quando podem ou não “ignorar” certas regras. Por exemplo, nos casos de emergência, as ambulâncias têm prioridade de passagem sobre os demais veículos e utilizadores da estrada. Também podem superar os limites de velocidade, ir em sentido contrário e estão isentos de respeitar outros sinais ou reglas. Evidentemente, devem extremar a precaução nas interseções ou nos semáforos que podem passar em caso de emergência.
Como saber quando é uma situação especial? Estes veículos devem utilizar de maneira simultânea o sinal luminoso e sonoro. Ambos os sinais, visual e sonoro, avisam os outros condutores da situação. Também podem utilizar o sinal luminoso isoladamente, quando isto não represente um perigo para os outros utilizadores.
Precaução
Ao ver um destes veículos aproximar-se em serviço de emergência, é importante não perder a calma. Veja qual é a melhor forma de facilitar a passagem. É importante não bloquear a passagem. Analise as circunstâncias e o lugar, passe para o lateral, preferivelmente, o direito, e pare quando preciso.
Depois que o veículo passe, pode voltar ao seu lugar e continuar a viagem. Do mesmo modo que o seu, todos os veículos continuam as suas viagens. Volte ao ponto ao que estava, sempre a respeitar as regras e a todos os utilizadores.
Lembre-se que se um veículo policial está atrás do seu e emite uma luz amarela para frente de forma intermitente, é necessário parar com precaução do lado direito, onde não gere riscos ou problemas para os outros utilizadores. Permaneça dentro do veículo até que o policial chegue.
Podes utilizar o seu veículoo não prioritário em serviço de emergência? Sim. Por exemplo, no caso de ter que ir ao hospital de forma urgente, sempre que avise os outros utilizadores sobre esta especial situação. Para isso pode utilizar a buzina de forma intermitente e ligar a luz de emergência ou sacudir um lenço. Tente manter a calma e respeite sempre as regras da estrada para não colocar os outros utilizadores em perigo. Não esqueça que os condutores de ambulância, veículos de bombeiros ou policiais, são condutores profissionais formados e treinados para conduzir nessas situações especiais.
Lembre-se que a qualquer momento os agentes podem exigir a justificativa pela qual o veículo está a circular com urgência.