O aparecimento de VMP (Veículos de Mobilidade Pessoal) nas cidades, especialmente das trotinetas, é um desafio para as autoridades na regulação da sua circulação. Embora a última reforma da Lei de Trânsito já estabelece a sua utilização, a falta de conhecimento que ainda existe entre a população é mais do que notável.
Esta é, pelo menos, uma das principais conclusões de um estudo realizado pelo Real Automóvel Clube de Catalunha (RACC) em 2021 entre os utilizadores de trotineta da cidade de Barcelona. De acordo com este estudo, a maior parte dos entrevistados declara não saber pelo menos a metade dos aspetos básicos da regulamentação para poder circular com estes veículos; para além, 83% dos utilizadores de trotinetas não tem qualquer formação prévia sobre segurança rodoviária, já que antes utilizavam transporte público, bicicleta ou andavam.
Formação e conscientização
Por esta razão, o RACC lançou o primeiro curso line de formação teórica para utilizadores de trotineta, cujo objetivo é melhorar a segurança rodoviária das pessoas que utilizam os VMP através da formação e a conscientização sobre a regulamentação de circulação urbana. O curso, para maiores de 18 anos, é completamente grátis e foi elaborado por especialistas do RACC em mobilidade e escolas de condução. A formação pode ser feita através da página web da RACC em catalão e espanhol, após o registo.
O conteúdo é dividido em cinco partes: como proteger os utilizadores de VMP e quais elementos de segurança devem utilizar; onde podem conduzir uma trotineta; regras de convivência com os outros meios de transporte, regras básicas de segurança rodoviária e conselhos e avisos.
As regras básicas
Para deixar tudo claro, lembramos as principais regras que todos os utilizadores de trotinetas devem saber:
- Ocupação de apenas uma pessoa.
- É fundamental o uso de capacete.
- Circular no sentido correto da ciclovia e outras vias, nunca pelo passeio ou zona pedonil.
- Nunca usar telemóvel ou phones.
- Respeitar os sinais de trânsito e, evidentemente, as passadeiras de peões.
- Velociade máxima de 25 km/h.
- É importante a perfeita visibilidade e o uso de luzes.
- É muito recomendável a subscrição de um seguro.
Todas estas recomendações são especialmente importantes uma vez que, de acordo com os números do RACC:
- Num ano, o número de implicados em acidentes passou de 1% a 3% em relação ao total.
- As práticas de risco mais generalizadas ocorrem nas faixas-30 com circulação no passeio (45% dos utilizadores observados), não respeitar a passadeira de peões (38%) e semáforos (35%), bem como nas faixas de bicicleta no passeio onde as práticas mais generalizadas são a circulação no sentido errado (35%) e superar o limite de velocidade (99%).
- O maior risco para os utilizadores de VMP são as colisões com veículos motorizados, porque podem ter consequências graves, o uso de phones e telemóveis, e o excesso de velocidade em passeio e ciclovias.
- 94 % dos utilizadores observados não cumpriam os regulamentos de velocidade ao circular na ciclovia (máximo 10 km/h); 43 % dos entrevistados reconheceram que optavam por circular pelo passeio com o VMP em movimento e cerca da metade dos utilizadores (52 %) não utilizam capacete, luzes ou colete refletor.