10 Recomendações da MAPFRE antes de uma viagem de automóvel

A MAPFRE dá as suas recomendações sobre alguns cuidados a ter sempre que inicia uma viagem de automóvel mais longa. E não precisa de ser quando vai de férias ou passar o fim de semana alargado.
Basta que faça uma viagem de passeio durante um dia no qual sabe que vai fazer mais do que 100 km, por exemplo.
Não perca as recomendações de quem sabe.

1.Verifique o nível de óleo do motor

Antes de iniciar uma viagem é fundamental verificar se o nível de óleo do seu automóvel é o indicado. Para que a medição seja precisa deve fazer a revisão com o motor frio. Tenha em conta que um motor com um nível de óleo baixo pode sofrer danos muito graves e até irreparáveis.

2. Limpa-para-brisas e escovas em perfeitas condições

Como não pode controlar a meteorologia, o ideal é verificar o nível do líquido dos limpa-para-brisas para garantir a sua segurança em condições adversas. As escovas devem estar em boas condições para que a limpeza do para-brisas seja eficaz e não deixe resíduos que prejudiquem a sua visibilidade.

3. Posição dos espelhos retrovisores

Para uma condução correta e segura, certifique-se que os seus espelhos retrovisores têm o posicionamento mais adequado, de modo a reduzir os ângulos mortos.

4. Conduza com os faróis devidamente regulados

Outro aspeto que deve ter em atenção para conduzir em segurança, diz respeito à regulação adequada dos faróis do automóvel. Desta forma, não terá sobressaltos na estrada e evitará o incómodo a condutores que circulem na direção oposta com um possível encadeamento.

5. Confira a pressão dos pneus e o seu desgaste

O desgaste dos pneus provoca a falta de aderência à estrada e, deste modo, possíveis despistes ou perdas de controlo do automóvel. A pressão dos mesmos também é fundamental para que as rodas funcionem em pleno rendimento.

6. Limpeza da bateria e terminais

A limpeza não é apenas um aspeto a considerar dentro e fora do seu automóvel. A parte mecânica também deve ser limpa, nomeadamente a bateria e os terminais do automóvel.

7. Verifique o nível de óleo dos travões

O líquido dos travões é um elemento que deve verificar regularmente e não apenas nas revisões por profissionais. Esta medição pode ser feita num depósito que se encontra junto do motor.

8. Certifique-se que os travões e pastilhas se encontram em bom estado

Quando iniciar uma viagem, ou dias antes, faça um teste aos seus travões de modo a verificar que as pastilhas não estão desgastadas e que respondem corretamente.

9. Leve consigo todos os elementos auxiliares

Os incidentes podem surgir a qualquer momento e a obrigatoriedade de transportar consigo elementos auxiliares (coletes, triângulos, entre outros) podem ajudá-lo em momentos de dificuldade.

10. Documentação em ordem

Em qualquer viagem possua consigo toda a documentação necessária para que a possa mostrar às autoridades. Desta forma, simplificará os procedimentos que possam surgir.

Fonte: MAPFRE