Car Sharing: Como evitar o coronavirus

Perante o aumento de casos de coronavirus em Portugal e a previsão de que a sua circulação continua ativa por tempo indeterminado, dizemos-lhe como evitar contraí-lo quando utilizas serviços de car sharing ou carros partilhados.

No últimos anos, as formas de mobilidade mudaram radicalmente. De tal forma, que as normas de anti-polução e os custos derivados da propriedade de um veículo, fizeram com que muitos condutores deixassem de ter carro próprio, favorecendo o pagamento por utilização. Estas novas formas de mobilidade para pessoas, também o são para os vírus. E, neste caso, perante o crescimento de casos de contágio por coronavírus em Portugal, decidimos transmitir-lhe algun conselhos para evitar que o contraia no caso de ser um utilizador de veículos de carsharing espalhados por Lisboa e Porto.

Recomendações

Recomendações do Circula Seguro para evitar contágios no carsharing, motosharing e kicksharing. Atendendo as recomendaçõs da Organização Mundial da Saúde, elaborámos um guia para evitar contágios ao utilizar veículos de mobilidade partilhada e não ser vítima do coronavírus. Esperamos que sejam úteis para si.

Primeiro, abrir as portas e ventilar o veículo durante alguns segundos

O segundo passo, antes de utilizar o veículo, é limpar o puxadores das portas, incluindo os exterior, o plástico do tablier e as superfícies de contacto durante a condução, como botões de arranque, punho da caixa de velocidades, travão de mão, tudo com um toalhita impregnada numa solução hidroalcoólica. O motivo: estas superfícies seriam suscetíveis de conter o virus durante alguns dias.
O terceiro passo, especialmente se não conseguir realizar o segundo, é procurar não tocar na cara enquanto conduz ou depois, pelo menos até poder lavar ou desinfetar as mãos: As luvas cirúrgicas não servem de muito se tocar numa superfície contaminada, até porque pode levá-la sem quere ao nariz, olhos e boca. As luvas têm uma duração limitada, especificada para cada tipo de luva, por isso não se recomenda a sua reutilização.
Se tossir ou espirrar tem tapar a boca com a partir interior do braço. Se tiver sintomas de constipação utiliza uma máscara facial.
Quando deixar o veículo, não deixe no seu interior toalhitas usadas. Para além disso, se tossiu ou espirrou em partes acessíveis. Nesse caso limpe-as com uma solução hidro-alcoolólica.

Por fim, quando sair do carro de carsharing, lave as mãos com água e sabão ou, se estão aparentemente limpas, desinfecte-as com um liquido de solução hidroalcoólica. A forma correta de o fazer passa por aplicar um pouco na concha da mão e passar pelas duas mãos, uma sobe a outra, como a as estivessemos a ensaboar debaixo de uma torneira.

Como preparar uma solução hidroalcóolica caseira

Dada a elevada procura por desinfetantes deste tipo, pode sr complicado encontrar este tipo de soluções em farmácias e parafarmácia. Uma maneira fácil de preparar uma em casa é comprar um frasco de alcool a 96º, despelar uma quarta parte noutro recipiente e juntar água potável. Assim ficará com alcool de 70º, cujo poder desinfectante de superfícies é superior ao de 96º.

Foto: Pixabay