Estas são as diferentes infraestruturas disponíveis para os ciclistas

Redacción Circula Seguro

22 de Setembro de 2023

Andar de bicicleta é uma das formas mais saudáveis e sustentáveis de mobilidade. Não só cuidamos do planeta ao não poluir, mas também praticamos desporto, portanto, temos uma vida mais ativa. A bicicleta também contribui para cidades mais calmas, com menos congestionamentos e menos poluição ambiental e sonora. No entanto, a existência de uma faixa específica e adequada para ciclistas é fundamental para garantir a sua segurança. Por isso, é importante promover a conceção de infraestruturas específicas para este meio de transporte e contribuir para garantir esta segurança e incentivar a sua utilização. Sabe que infraestruturas existem na maioria dos países da UE?

Atualmente, é possível encontrar diferentes infraestruturas em função da largura, superfície, posição em relação às faixas destinadas a veículos a motor e do utilizador que as pode utilizar, por exemplo, exclusivas para bicicletas, partilhadas com veículos a motor ou com peões.

A este respeito, há que destacar o seguinte:

  • Faixa para bicicletas: via para ciclista que corre ao longo da faixa de rodagem, com um ou dois sentidos.
  • Ciclovia protegida: é como a anterior, mas tem elementos laterais que a separam fisicamente da faixa de rodagem e do passeio, como elementos de marcação. Esta é a infraestrutura mais recomendada para a cidade.
  • Ciclovia no passeio: ciclovia sinalizada no próprio passeio. A recomendação dos especialistas é a de eliminar progressivamente este tipo, pois retira espaço aos peões, quando os especialistas recomendam o contrário. Assim, aconselham que o espaço para as bicicletas seja obtido em detrimento do espaço ocupado pelos veículos a motor.
  • Ciclovia: via específica para ciclistas, separada do trânsito motorizado, com um trajeto independente das estradas.
  • Caminho para ciclistas: caminho para peões e bicicletas, separada do trânsito motorizado e que atravessa espaços abertos, parques, jardins ou florestas.

No âmbito interurbano, há também estradas que podem favorecer em maior ou menor medida o uso da bicicleta e que podem não ser pavimentadas. Trilhos, caminhos de superfície regular ou irregular, pistas para bicicletas, ciclovias ou faixas para bicicletas… Locais específicos que podem ser utilizados para a prática de desportos de montanha ou percursos cicláveis (cicloturismo).

Qual é a melhor infraestrutura? Deve ser sempre adotada a solução que ofereça o maior grau de segurança, tanto para o ciclista como para os outros utilizadores da estrada.

Escolha a opção mais segura

Ao andar de bicicleta, é importante considerar o percurso e a infraestrutura ou estrada mais adequada às suas necessidades. Portanto, a escolha dum percurso especificamente concebido e destinado à utilização da bicicleta é a opção mais segura. Planeie o seu percurso e opte por ciclovias, especialmente se forem protegidas.

Ande de bicicleta e escolha os melhores percursos!